terça-feira, 16 de junho de 2020

O que vai ser o calendário de 2020 para o WRC?

Com a Formula 1 a reformular o seu calendário depois da pandemia, o WRC parecia andar para trás. Provas adiadas e canceladas sem algum substituto à vista, parecia que o Mundial iria acabar após apenas três provas realizadas: Monte Carlo, Suécia e México. Contudo, depois de semanas de inactividade, parece que um calendário poderá esta a caminho, com provas vindas de outros lados para compensar as canceladas, com a realização de ralis na Turquia, Alemanha, Itália e Japão. 

As coisas aconteceram depois do cancelamento dos ralis da Nova Zelândia e da Finlândia, levando a FIA a pressionar o WRC a apresentar pelo menos sete provas para poder validar o campeonato. O Rally Itália, que era para acontecer em junho, mas foi adiado devido à pandemia, poderá acontecer em outubro, entre o rali turco e o japonês. Contudo, com o cancelamento do GP do Japão de Formula 1 devido a problemas logísticos, bem como os problemas que ainda estão a ter devido à pandemia, é cada vez mais improvável a realização desse rali. Assim sendo, alternativas como o Chipre e a Estónia estão a ser faladas nestes últimos dias. 

Numa entrevista à cadeia sueca SVT, Olivier Ciesla afirmou: “Estamos procurando todas as opções possíveis. Vemos quais são os fins de semana disponíveis e quanto tempo precisamos para mudar de um local para outro. A logística é um fator bastante limitador em nosso campeonato e a consequência disso é que, particularmente, estamos procurando alternativas na Europa."

E outro aspecto que nós - mas particularmente a FIA, que gentilmente mostra flexibilidade com o formato no momento - precisa ter certeza de que os padrões de segurança estão nos níveis do campeonato mundial.

A segurança continua sendo uma meta alta e isso limita bastante as opções. Se você tirar o aspecto da logística para chegar a um ponto em que talvez seja melhor na Europa estar no continente do que numa ilha, isso reduz a oportunidade para quatro ou cinco eventos. Podem ser eventos [que] acumularam experiência por fazer parte do campeonato europeu agora e no passado ou eventos que já estiveram em contato connosco e estávamos procurando observá-los como candidatos. 

"Já existem vários eventos que já identificamos e já estamos conversando com todos eles para ver o mais rápido possível [naquilo] que é possível."

Uma coisa é certa: na sexta-feira haverá uma reunião do Conselho Mundial e é provável que haja um calednário para o que resta do ano, e muito provávelmente este recomeçará em agosto.

Sem comentários: