domingo, 6 de setembro de 2020

WRC 2020 - Rali da Estónia (Final)


Ott Tanak
aproveitou bem a sua primeira passagem pelo seu rali natal para triunfar no Rali da Estónia, vencendo com uma vantagem de 22,2 segundos sobre Craig Breen, com Sebastien Ogier a ficar com o lugar mais baixo do pódio, a 26,2 segundos. No final, foi uma dobradinha da Hyundai, que conseguiu bater a Toyota num terreno que parecia ser seu, na prova de regresso do Mundial de ralis.

Com seis especiais de classificação por completar neste domingo, e com uma luta entre Hyundai e Toyota, e com uma diferença de 11,7 segundos entre Tanak e Breen, iria ser um dia final bem competitivo. E as coisas começaram bem para o piloto local, pois ficou na frente do piloto irlandês, apenas de na primeira especial do dia, a primeira passagem por Arula, o vencedor tinha sido Elfyn Evans, 0,4 segundos na frente de Kalle Rovanpera.

Foi este último que ganhou na primeira passagem por Kaagvere, com uma vantagem de 2,1 segundos sobre Tanak e 2,2 sobre Breen. Esta era a etapa numero 13 do rali, que foi de azar para Takamoto Katsuta, que capotou quando seguia em quinto, e de Pierre Loubet, que teve problemas com a direção e acabou por desistir.

Em Kambja 1, Sebastien Ogier deu um ar da sua graça e triunfou, 1,8 segundos na frente de Kalle Rovanpera e 3,4 sobre Elfyn Evans. Tanak estava a controlar a distância entre ele e o irlandês, e a três especiais do final, parecia ter tudo controlado. Ogier voltou a vencer na segunda passagem por Arula, 0,7 segundos na frente de Tanak e 0,9 sobre Breen e Rovanpera, antes deste último triunfar na segunda passagem por Kaagvere, 2,8 segundos mais veloz que Ogier e 4,2 segundos mais elo que Tanak.

Kalle Rovanpera acabou por ser o melhor na Power Stage, 5.1 segundos na frente de Elfyn Evans e seis segundos sobre Ott Tanak. Mas o estónio estava feliz por ter triunfado no seu primeiro rali de 2020 e o primeiro caseiro. "É ótimo [triunfar em casa], claro que temos algum know-how anterior, se você correr para casa sentirá o apoio das pessoas ao redor, então, é incrível - ótima sensação, primeiro WRC Rally na Estónia, a vitória é minha, então estou feliz, com certeza.", afirmou no final.

Com isto, Sebastien Ogier lidera o campeonato com 79 pontos, nove a mais que Elfyn Evans e mais treze que Ott Tanak. O WRC continua entre os dias 18 e 20 de setembro, em paragens turcas.

Sem comentários: