terça-feira, 3 de novembro de 2020

A controvérsia do recorde de velocidade

Quando o SSC Tuatara conseguiu - alegadamente - os 508,73 km/hora de velocidade máxima, pulverizando os 447,19 km/hora do anterior detentor da melhor marca, o Koenigsegg Agera RS, numa estrada nacional no Nevada, as pessoas ficaram curiosas e espantadas com tal feito, devidamente gravado. Contudo, logo a seguir, alguns dos especialistas colocaram dúvidas nos seus canais do Youtube, que, analisando as imagens que foram disponibilizadas,  afirmam que o hipercarro "apenas" alcançou a velocidade de... 450 km/hora, e que os engenheiros da marca terão calibrado o sistema de forma incorreta.

De tanta a contestação que apareceu nestes últimos dias que a SSC decidiu que a tentativa de recorde será repetida para uma nova (e, espera-se, definitiva…) tentativa de bater o recorde. 

E ao contrário do que aconteceu na primeira tentativa, desta vez a SSC utilizará GPS oriundo de vários fornecedores (que terão presentes os seus próprios representantes de modo a poderem avaliar as condições e os equipamentos) a bordo do hipercarro de modo a conseguir escrutinar com precisão o tempo obtido. Pelo menos, é o que afirma Jerod Shelby, o presidente da SSC, que construiu este modelo, no video acima.

Não se sabe quando acontecerá esta nova tentativa de recorde.  

Sem comentários: