segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Como apagar as asneiras


Como é sabido, não houve GP do Vietname em 2021 - foi substituído pelo GP de Portugal, em Portimão - mas poucos sabem detalhadamente a razão pelo qual foi anunciado um GP que acabou por não haver. Essencialmente, um governador local, Nguyen Duc Chung de seu nome, pegou nos fundos públicos da cidade e construiu um circuito aproveitando algumas das ruas do complexo desportivo My Dinh, nos arredores de Hanói, mais algumas coisas que foram construídas de raiz, como a tribuna principal e a reta da meta, para fazer um circuito. 

Mas o governo central descobriu a marosca, prendeu o governante e o condenou a cinco anos de prisão. O acordo foi cancelado, mas o governo não esconde o embaraço de se ter gasto milhões do erário público para satisfazer os caprichos de uma pessoa. Agora descobriu-se que o Complexo Esportivo ‘My Dinh Nation’ entrou com uma ação no Ministério da Cultura, Desporto e Turismo, com o objetivo da devolução de 12,86 hectares que haviam sido usados para concluir a construção da pista.

De acordo com a VnExpress, o complexo pretende usar o terreno para construir uma arena coberta para os Jogos do Sudeste Asiático de 2022, que serão sediados precisamente em Hanói. Ou seja, por outras palavras, tudo aquilo que foi construído para albergar uma corrida que não houve poderá ser demolido para construir um pavilhão! É um pouco de doidos, não é?

Mas bem vistas as coisas, esta aventura vietnamita, que pode bem ter morrido antes de nascer, demonstra um pouco como é que a Formula 1 foi recebido naquele canto do mundo: como um corpo estranho, tentando preencher a ambição de um punhado de pessoas, e no final se tornar num rombo sem fim, acabando antes de tempo e indo embora sem honra nem glória. Apenas - e talvez, muito talvez - o Japão e Singapura se salvem. Porque de resto - Coreia do Sul, India, China e agora o Vietname - não passou de uma excentricidade. E só não tem o mesmo destino no Médio Oriente porque aquela gente parece ter os bolsos sem fundo... por agora. 

1 comentário:

Al Unser Jr. disse...

Todavia vão ter que se esforçar muito para superar o caso Jacarepagua no Rio.