sábado, 30 de abril de 2022

Formula E: Vandoorne foi o melhor no Mónaco



O belga Stoffel Vandoorne, da Mercedes, foi o melhor na corrida do Mónaco, conseguindo bater o Jaguar de Mitch Evans e o DS Techeetah de Jean-Eric Vergne, num duelo até à última curva. Já António Félix da Costa teve uma boa corrida, recuperando de décimo na grelha para o quinto lugar final, conseguindo mais dez pontos para o campeonato.

Na partida, Evans conseguiu largar melhor que Wehrelin, e lá se manteve nas voltas seguintes, sem alterações significativas na classificação geral, excepto Felix da Costa, que perdeu um lugar para Oliver Askew. Ao final de 13 minutos, os primeiros dos da frente vão para o Attack Mode, incluindo Felix da Costa.

Na frente, Wehrlein tentou passar Evans na travagem para a liderança, mas o neozelandês defendeu-se. Atrás, no Attack Mode, Vergne atacava Vandoorne e conseguiu passar antes da Subida do Casino, ao mesmo tempo que Frijns ia ao Attack Mode, em beneficio de Wehrlein. Vergne beneficiava também desta passagem do Attack Mode para ser segundo. Na volta seguinte, o piloto da Porsche ia para o mesmo lugar, e Vergne ficava com o primeiro lugar.

Agora, era o piloto francês que segurava Wehrlein, mas ele não tinha o Attack Mode, algo do qual os quatro pilotos seguintes tinham. 

A vinte minutos do fim, na zona da gancho do hotel Loews, Wehrlein teve dificuldades e caiu na classificação, acabando por parar na saída do túnel. Colocado naquela posição, a organização decidiu acionar o Full Course Yellow para tirar o piloto a Porsche na pista. Cinco minutos depois, a corrida recomeçou sem obstáculos.

Mas não durou muito tempo. Na travagem para Ste. Devote, André Lotterer e Oliver Rowland colidiram e acabaram no muro de proteção, acionando o Safety Car. Demorou algum tempo para tirar ambos os bólidos da pista, mas quando voltou, Frijs foi o primeiro dos da frente a ir ao Attack Mode pela segunda vez. A seguir, foi Felix da Costa e Mortara, perdendo ambos lugar para o neerlandês da Envision, que agora era quinto. Pouco depois, Mortara entrou na briga com Lucas di Grassi e acabou num incidente que o levou às boxes e não mais saiu dali.

Na parte final, Vandoorne afastou-se um pouco de Evans, enquanto Vergne segurava Frijns e Felix da Costa para o lugar mais baixo do pódio. O francês conseguiu o seu intento, mas perdia pontos para os seus concorrentes diretos. Lucas di Grassi foi o sexto.


No campeonato, Vandoorne comanda com 81 pontos, seguido por Vergne, com 75 e Evans com 72. Felix da Costa é décimo, com 30 pontos. A Formula E prossegue dentro de duas semanas para uma jornada dupla em Berlim.

Sem comentários: