quinta-feira, 28 de abril de 2022

Formula E: Apresentado o chassis da Gen3

O novo chassis da Formula E foi revelado nesta quinta-feira no Mónaco. Um chassis mais angulado que o anterior, é também mais leve e potente, com uma capacidade máxima de 350kW, e uma velocidade máxima de 320 km/hora, terá duas unidades de potência, uma à frente e outra atrás, duplicando a sua capacidade regenerativa em relação ao Gen2.

Alejandro Agag, o fundador e presidente da Fórmula E, apresentou o chassis da seguinte forma: 

O Gen3 representa a ambiciosa terceira idade da Fórmula E e do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA. A cada geração de carros de corrida, aumentamos ainda mais os limites das possibilidades da tecnologia EV e o Gen3 é nosso projeto mais ambicioso até hoje. Os olhos do mundo estão voltados para o Principado para o E-Prix de Mônaco e estamos orgulhosos de revelar um carro que está sendo fabricado há dois anos na casa histórica do automobilismo. Meus agradecimentos vão para a grande equipe por trás disso na Fórmula E e na FIA - o futuro de todas as corridas elétricas é brilhante”.

Na apresentação do novo chassis, o CEO da Fórmula E, Jamie Reigle, diz que o carro de terceira geração “representa um salto em frente para o automobilismo e a mobilidade elétrica”.

Projetado para demonstrar que alto desempenho, eficiência e sustentabilidade podem ser combinados sem compromisso, o carro da Gen3 é o nosso carro de corrida mais poderoso, leve e rápido [fabricado] até hoje”, afirmou.


O presidente da FIA, Mohamed Ben Sulayem, tembém presente na apresentação, disse que o projeto estabelece novos padrões “tecnológicos e ambientais”.

Estou muito feliz em ver tantos fabricantes líderes já se inscreveram para a próxima era do campeonato e aguardam a estreia competitiva do Gen3 na nona temporada com grande expectativa”, acrescentou.


As equipas terão os novos chassis a partir da segunda metade do ano, para poderem colocar os seus sistemas de propulsão, para estarem prontos a tempo dos testes coletivos, que acontecem em Valencia, no final do ano, e antes da primeira prova do ano, a jornada dupla em Ad Diyriah, no final de janeiro de 2023. 

Sem comentários: