domingo, 21 de agosto de 2022

WRC 2022 - Rali Ypres (Dia 2)


Ott Tanak foi o mais veloz no final do segundo dia do Rali de Ypres, na Bélgica, aproveitando ainda por cima o despiste de Thiery Neuville, que acabou por ser vítima das bermas, como aconteceu com Craig Breen durante a manhã. Agora, o estónio luta pela liderança com Elfyn Evans: 8,2 segundos separam ambos, que deixam Esapekka Lappi a quase um minuto e 10 segundos.

A manhã começou com as primeiras passagens por Reninge, Dikkebus, Wijtschate e Hollebeke, e logo na primeira especial, houve o triunfo de Kalle Rovanpera, mas ele já não contava para a classificação. Ott Tanak foi segundo, 0,8 segundos na frente de Elfyn Evans, enquanto Thierry Neuville era sexto, a 3,1 segundos do vencedor.

A primeira passagem por Dikkebus ficou marcada pelo acidente de Craig Breen, que fez neutralizar a especial entre os cinco primeiros. O piloto da Ford acabou por não continuar, e o rali prosseguiu adiante na primeira passagem por Wijtschate, onde Neuville foi o melhor, 3,2 segundos na frente de Evans e 5,8 sobre Lappi. Tanak foi quarto, a 6,4, e foi o suficiente para o piloto belga passar para a frente, com Tanak a perder 10,2 segundos, queixando-se de problemas na transmissão.

"Tudo bem, mas o carro está um pouco nervoso. De alguma forma, o tempo não é tão mau, então devemos estar satisfeitos com isso.", disse o piloto belga.

A tarde começa com Neuville ao ataque, 1,7 segundos adiante de Elfyn Evans e 2,1 sobre Ott Tanak. Parecia que o belga tinha as coisas todas controladas, mas Evans conseguiu ser melhor na segunda passagem por Dikkebus, 1,7 segundos sobre Tanak e 2,8 sobre Neuville. 

Mas na segunda passagem por Wijtschate, Neuville despista-se e os estragos são tais que acaba por desistir. Um grande golpe de teatro bem aproveitado por Ott Tanak, triunfando na especial, mas com Elfyn Evans a 6,3. Tanak alargou a sua liderança, triunfando novamente e deixando 1,9 segundos de diferença para Evans.

"Eu realmente não sei. Como [Neuville] disse antes, provavelmente eu não tenho um problema. Foi uma pena o que aconteceu, mas acho que dentro da equipa não devemos lutar um com o outro - devemos lutar contra os outros. Não sei o que ele estava pensando.", disse Tanak no final da última especial do dia.

Depois dos três primeiros, Oliver Solberg é o quarto, a 2.51,6, com Adrien Formaux não muito atrás, a 3.05,9. Já bem distante, na sexta posição, está Katsuta Takamoto, a 5.39,3, com Stephane Lefebvre em sétimo, e o melhor dos Rally2, a 7.46,2. Andreas Mikkelsen é o oitavo, a 8.11,9, e a fechar o "top ten" estão o francês Yohan Rossell, no seu Citoen C3 Rally2, a 8.50,9 e o Hyundai i20 Rally2 do luxemburguês Gregoire Munster, a 9.12,1.

O rali de Ypres acaba amanhã com a realização das últimas quatro especiais.   

Sem comentários: