A ideia de hoje, de inicio, seria o de falar sobre o negócio à volta de como a Lotus conseguiu o seu grande patrocínio da Imperial Tobacco, e como 110 mil libras, em 1968, deu para financiar a temporada da Team Lotus na Formula 1, Formula 2, Formula 3 e Formula Ford (!), e ainda sobrou uns trocos para pagar salários a pilotos e mecânicos.
Mas com a morte inesperada e violenta de Ken Block, fica para outro dia.
Nos imensos tributos e historietas sobre o piloto de 55 anos, mais conhecido pelas suas "ghynkahas" e o facto de ele ter sido visto com desconfiança pelos mais puristas - ignorando que ele trouxe muita gente para os ralis, dando uma visibilidade que não existia desde Colin McRae - dei de caras uma uma historieta sobre ele, que é publicada na Autosport portuguesa. E conta como ele não guiou um Formula 1... porque era grande demais.
Estamos em 2011. A Pirelli decide fazer um teste em Monza usando o seu chassis, o Toyota TF109, o carro que a marca japonesa construiu para 2009, a última em que participou. Demoraria três dias e nos dois primeiros, o piloto seria o brasileiro Lucas di Grassi. O americano, já conhecido pelas suas acrobacias - e de capotar um Ford Focus no shakedown do rali de Portugal do ano anterior - iria andar no último dia desse teste.
Contudo, chegado o momento, Block, que tinha 1.83 metros, e mais musculoso que a média mundial... não cabia no carro! A razão era relativamente simples: mais alto que Jarno Trulli e Timo Glock, as suas pernas eram compridas demais ao ponto de bloquear os movimentos do volante. E mesmo tentando encontrar outro carro mais adequado à constituição do piloto, não se conseguiu encontrar em pouco tempo e a chance... acabou por não acontecer. O que foi pena.
Contudo, algum tempo depois, em 2014, teve de novo outra chance de percorrer num carro de Formula 1. Aconteceu no circuito de Bushy Park, nos Barbados, quando foi convidado pela Top Gear para fazer um comparativo com o Mercedes guiado por Lewis Hamilton, numa volta no circuito que há por ali. Ele não andou no Mercedes, mas tentou ser mais rápido que ele numa volta ao circuito, com o seu Ford Fiesta WRC, sem sucesso. Block deve ter achado fascinante e pensado em entrar no carro, mas certamente deve ter lembrado dos eventos de algum tempo antes para não ter mais experimentado - ou pensado em experimentar - um carro de Formula 1...
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