De acordo com a policia do condado de Wasatch, no estado do Utah, o acidente aconteceu à volta das 14 horas, hora local, quando Block perdeu o controlo do seu snowmobile, capotando em cima dele. Socorrido quase de imediato, os paramédicos limitaram-se a declarar o seu óbito.
Nascido a 21 de novembro de 1967, na California, a sua chegada aos ralis foi tardia. Na realidade, era empresário e foi um dos fundadores da DC Shoes, que deram sucesso suficiente para prosseguir a sua paixão pelo automobilismo, nomeadamente os ralis. Os seus primeiros ralis nas estadas americanas começaram em 2005, quando já tinha 37 anos de idade. No ano seguinte, tornou-se vice-campeão, algo que alcançou em 2008 e 2013, sempre com a Ford.
Em paralelo com os ralis, Block começou a andar no rallycross, também num Ford Fiesta, e o seu primeiro vídeo da Ghynkhana apareceu em 2008, ainda ele andava num Subaru Impreza. No ano seguinte, tornou-se conhecido no mundo quando apareceu num episódio do Top Gear, fazendo as suas manobras perante James May - iria regressar em 2015, com um Ford Mustang.
Entretanto, tentou a sua sorte no WRC, com resultados modestos. Em 2010, participou em alguns ralis do Mundial, e deu nas vistas no rali de Portugal quando... capotou. Estava no "shakedown" quando exagerou na sua aceleração e o carro embateu nas rochas, rolando no ar e caindo estrondosamente no chão. Os estragos foram tais que o impediram de alinhar na prova. Contudo, os primeiros pontos foram alcançados na Catalunha, nesse mesmo ano, quando acabou o rali na nona posição.
O seu melhor resultado foi um sétimo posto no rali do México de 2013, antes de se virar para o rallycross. Segundo classificado no Global Rallycross Championship, em 2014, correu no FIA Rallycross Championship de 2014 a 2017, onde conseguiu dois pódios e teve como melhor resultado um nono lugar em 2017.
Em 2021, Block trocou a Ford pela Audi, e o seu derradeiro vídeo, mostrado em novembro, fora filmado em Las Vegas, num modelo elétrico, ao que chamou de "Electrikhana". A ideia era de fazer uma parceria com a marca no sentido de elaborar projetos na área da mobilidade e atrair uma geração para este tipo de carros.
Apesar de muitos - especialmente nos ralis - o terem visto como um corpo estranho à modalidade, ninguém poderá negar que ele atraiu muita gente, mais por causa da visibilidade que ele poderia dar com os seus vídeos do que com os resultados. Contudo, não se pode negar a sua paixão e sua obsessão pelas vitórias, especialmente no seu país natal, e que se pode ver num dos seus derradeiros vídeos, onde se fala da luta pelo título no Rally America.
As "Ghynkhanas" irão ser o seu legado.
Sem comentários:
Enviar um comentário