sábado, 7 de janeiro de 2023

As aspirações de Hamilton no seu aniversário


No dia em que comemora 38 anos, Lewis Hamilton sabe que não há muito mais tempo na Formula 1, e as suas chances de conquistar um oitavo título diminuem de ano para ano, por causa as ascensão de Max Verstappen e da Red Bull. Contudo, o piloto britânico está esperançado que o W14 - cujo motor foi ligado no final do ano passado - seja um carro que tenha resolvido os defeitos de 2022 e seja capaz de superar os adversários para que ele alcance o oitavo campeonato, e quem sabe, sair por cima da Formula 1.

Numa entrevista ao jornal Bild, o britânico referiu que o trabalho que a Mercedes desenvolveu ao longo de da última temporada lhe dá esperança de que 2023 seja melhor. "Sei como é difícil estar no topo e ficar lá. Queremos voltar ao topo. O que nos dá grande esperança é o final desta época. As últimas corridas mostraram uma clara tendência positiva e provam que com perseverança podemos conseguir tudo", prosseguiu.

No final, afirmou que pretende sair com o oitavo título: "Acho que sair como campeão do mundo é um sonho que todos os atletas têm – e eu também", reconheceu.

Terá essa capacidade? Não foi um grande ano, o de 2022. Pela primeira vez na sua carreira, ele não triunfou em qualquer corrida. E para piorar as coisas, a única vitória foi no Brasil com George Russell, bem mais novo que ele e com potencial para ser campeão. E a idade começa a pesar em Hamilton, que em compensação, ganha em termos de experiência. 

O grande defeito do W13 teve a ver com o "porpoising" e espera-se que o carro possa resolver esses problemas, esperando que o motor seja superior aos da concorrência. Mas num ano onde os carros tem de começar a ficar mais iguais, com alguma vantagem a ser diminuída, quer em termos de potência e aerodinamismo, será o piloto a fazer a diferença. E quanto mais fresco... se calhar, seria melhor. 

Temos uma temporada para assistir. E claro, feliz aniversário, Lewis!

Sem comentários: