quarta-feira, 8 de março de 2023

A imagem do dia


A imagem é algo granulada - foi tirada do Twitter - mas como hoje é o Dia da Mulher, e como já passaram três dias do começo do mundial, creio que seria a altura ideal para fazer uma homenagem de admiração à pessoa, por muita razões. E como gosto dos meus amigos (e amigas), creio que merecem.

Conheço-a há uns bons 11 anos. Algures em 2011, ela me contactou, primeiro para elogiar uns artigos que tinha escrito sobre o centenário de Juan Manuel Fangio - não tenho certezas disso, mas creio que sim - mas tenho a certeza que, mais tarde nesse mesmo ano, ela me contactou porque queria fazer um blog, semelhante ao meu. Lá ajudei, e a nossa amizade é desde então.

Quando fez isso, ela estava radicada no Rio de Janeiro. Depois "segui-a", virtualmente, para muitas paragens: Vietname, Qatar, e soube que agora está em Ourense, a meros 400 quilómetros do lugar onde moro. Mas, mais do que aplaudir o sucesso dos meus amigos - e amigas - o que ela tem de especial é ter ido para um lugar que tem como um dos seus marcos a estátua de um piloto de ralis, Estanislao Reverter, e o construtor de um dos carros mais míticos, o Alpinche, o Alpine com motor Porsche. Afinal de contas, passa agora meio século sobre os seus feitos que capturaram a imaginação de meia Espanha, antes de Carlos Sainz Sr. 

Para mim, aquela foto é fantástica porque, para mim, já são dois motivos para visitar Ourense. E também voltar a passear pela Galiza, uma região que sempre gostei de visitar. E também, espero eu, conversar sobre o desporto que tanto amamos. 

Para ela, a Rocio, desejo-lhe em particular um feliz Dia da Mulher (embora aqui entre nós, são 365 dias da Mulher, 366 nos anos bissextos). Mas sobretudo, para as muitas outras que tive o prazer em conhecer, virtualmente e em carne e osso, mundo fora - uma minoria mais significativa que julgam - saúdo-vos afirmando: viva o automobilismo, viva!   

Sem comentários: