domingo, 24 de dezembro de 2023

Feliz Natal a todos!


(espero que a minha cadela não vê isto, senão ladra sem parar...)

Mais um ano está a acabar. É altura do Natal, e de uma certa forma, foi um ano exaustivo. À temporada mais longa da Formula 1, e uma das mais dominadoras da história do automobilismo por parte de uma equipa, comparada a 1955, 1963, 1978, 1988 ou 2013, tivemos uma das mais emocionantes na Endurance, com a entrada em força da classe Hypercar, com o regresso da Ferrari às vitórias em Le Mans, quase 60 anos depois da última ocasião, e um horizonte onde se poderá assistir ao reavivar do automobilismo de longa distância, mais de 30 anos depois do final do Grupo C. 

E claro, no ano do centenário das primeiras 24 Horas de Le Mans, foi uma grande história. 

Em contraste, lembro de uma temporada nos ralis onde de três equipas de fábrica, uma dominou sobre outra e a terceira praticamente... fez número. E onde alguns começaram a fazer barulho afirmando que o WRC está a ficar para trás em termos de atração, em comparação à Endurance. Pode existir algum fundo de verdade, mas pergunto a mim mesmo: para quê ter, por exemplo, seis construtores - como no ano 2000 - com um ou dois a ganharem? Todos querem o mesmo, se alguém ficar de fora, começará a perguntar para que é que está ali a gastar o seu rico dinheiro?

Mas eles pretendem melhorar o espetáculo, vamos a ver o que poderão fazer, na realidade. 

Com uma ultracompetitiva Formula E - embora todos usem o mesmo chassis - o automobilismo parece estar numa boa altura. Apesar de correr em alguns sítios onde, na realidade, é mais para o espetáculo que para o desafio tecnológico e dos pilotos, como Las Vegas, eu creio que 2023 não foi um mau ano. Bem pelo contrário.

E eu não tenho muito motivos de queixa. Em muitos aspectos, tenho feito trabalho de formiga, esperando pelo melhor. Por outro, algumas coisas engaçadas aconteceram pelo caminho, do qual espero que existam consequências mais adiante. Conheci pessoas interessantes e a minha saúde esteve em alta. E claro, andei com mais dinheiro no bolso e viajei. É o que todos nós queremos. 

Dito isto, só vos posso desejar um bom Natal a todos vocês!   

Sem comentários: