quinta-feira, 6 de março de 2025

A imagem do dia (II)





Como se recordam, no passado dia 1 de dezembro do ano passado, falei aqui que o Bernie Ecclestone anunciou que iria vender a sua coleção privada de carros de Formula 1, muitos deles pertencentes à sua antiga equipa, a Brabham. Entre eles, o BT44, o BT46B "Ventoinha", o BT49 ou o BT52, entre outros. 

E claro mais alguns carros antigos, como um exemplar do W196, de 1955, ou um Vanwall, de 1958, e alguns Ferraris, incluindo alguns 312, do inicio dos anos 70, guiados por gente como Jacky Ickx ou Niki Lauda

A coleção, cerca de 60 carros, não iria para leilão, mas seria vendido diretamente no concessionário de luxo que pertencia a Tom Hartley Jr, que aproveitou a presença da coleção no armazém para fazer alguns programas que podem ver no seu canal do Youtube.  

Hoje soube-se quem comprou a coleção. E os cerca de 60 carros foram comprados por uma pessoa: o austríaco Mark Mateschitz, filho de Dietrich Mateschitz, um dos fundadores da Red Bull, falecido em 2022. Atualmente com 33 anos, ele herdou os 49 por cento que pertenciam ao pai, e está na frente de, entre outras coisas, da fundação Wings or Life. E a coleção foi toda comprada por ele, logo, não haverá separação.

Quanto é que tudo isto custou? A avaliação estava entre 400 e 600 milhões de euros. Creio que o preço acordado anda por aí... 

Sem comentários: