sábado, 8 de março de 2025

CPR 2025 - Rali Serras de Fafe (Final)


Kris Meeke acabou a ganhar o rali Serras de Fafe, primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). O piloto da Toyota levou a melhor sobre Dani Sordo, no seu Hyundai i20 Rally2, a 32,3 segundos,  e Armindo Araujo, a 1.38.8, no seu Skoda Fabia Rally2, na frente de Ricardo Teodósio, a 2.57,2, em ritmo de adaptação do seu Toyota. 

O segundo dia ficou marcado pela desistência de Martins Sesks, no seu Ford Fiesta Rally2 da Past Racing, por causa de problemas de direção, na sétima especial do rali, quando andava ao ritmo dos primeiros. 

Mas comecemos pelo principio. Depois das três especiais desta sexta-feira, o dia de sábado começava com muita chuva, e oito especiais, com passagens duplas por Luílhas, Cabeceias de Basto, Seixoso e Lameirinha, a última das quais a Power Stage.


Na primeira passagem por Luílhas, Sesks era o melhor, 1,4 segundos sobre Meeke e 13,7 sobre Armindo, com Teodósio em quarto, a 17 segundos. Sordo atrasou-se, perdendo 47,4 segundos na especial devido a um furo. Sesks continuou a acelerar na quinta especial, a primeira passagem por Cabeceiras de Basto, com 3,5 segundos de vantagem sobre Meeke, seis segundos sobre Sordo e 21,3 sobre Armindo, com o letão a passar para o comando pela mínima das vantagens: 0,1 segundos. 

Contudo, na sexta especial, segunda passagem por Luílhas, o golpe de teatro: Sesks tinha problemas de direção, dificuldades para andar, e a desistência foi inevitável. Meeke foi o vencedor, 13,4 segundos sobre Ricardo Teodósio e 14,2 sobre Dani Sordo. Com isso, o britânico da Toyota passava para o comando, com quase um minuto e 25 segundos sobre Sordo. 

No final da manhã, segunda passagem por Cabeceiras de Basto, Sordo foi o melhor, agora que Meeke decidiu abrandar o seu ritmo, para levar o carro até ao final, 2,6 segundos sobre Ricardo Teodósio, 6,4 sobre Gil Membrado e 6,8 sobre Armindo Araújo. Meeke perdia 49,2 segundos, também por causa de um furo, e a diferença entre os dois (Meeke para Sordo) era de 35,2 segundos. 


Na parte da tarde, Meeke tinha os seus problemas resolvidos e ganhou na primeira passagem por Seixoso, ganhando 5,4 segundos sobre Sordo, 15,0 sobre Armindo e 17,4 sobre José Pedro Fontes. O britânico voltou a ganhar na primeira passagem por Lameirinha, 5,2 segundos na frente de Dani Sordo - que se queixava da afinação do seu carro - e 15,3 sobre Armindo. Ele continuou a acelerar na segunda passagem por Seixoso, quatro segundos na frente de Armindo Araújo, 4,4 sobre Dani Sordo e 16,2 sobre Ricardo Teodósio. 


Na Power Stage, Sordo levou a melhor, 17,3 segundos sobre um Meeke totalmente a controlar a situação, Armindo foi o terceiro, a 21,4 e o quarto melhor foi Ricardo Teodósio, a 36,9. Pequeno detalhe: o quinto, Ernesto Cunha, chegou coim um atraso de... 1.05,2 segundos sobre o vencedor da Power Stage. José Pedro fontes perdeu quase dois minutos na Power Stage, por causa da transmissão, acumulando com os problemas que teve no final da manhã. 

Depois dos quatro primeiros, Pedro Meireles foi o quinto, a 4.53,8, sempre constante, sem estragos, na ferente de José Pedro Fontes, a 6,20,8, e a sofrer com a transmissão do seu Citroen C3, que quebrou por duas vezes. Ernesto Cunha foi o sétimo, a 6.43,7, passando na última especial o Ford de Gil Membrado, oitavo a 7.12,1.  

A fechar o "top ten" ficaram o Hyundai i20 N5 de Miguel Carvalho, a 10.47,2 e o Peugeot 208 Rally4 de Guilherme Meireles, e vencedor na classe 2 Rodas Motrizes, a 14.12,7.

O Campeonato de Portugal de Ralis continua com o rali do Algarve, que acontecerá no fim de semana de 28 e 29 de março, à volta de Lagos. 

Sem comentários: