Os rumores corriam fortes desde o inicio da temporada, especialmente depois das desastrosas performances de Lawson na qualificação das duas primeiras corridas do ano, na Austrália e na China. Em Xangai, ele partiu de último na grelha, enquanto os Red Bulls foram sempre um carro na Q3, especialmente o de Tsunoda. De uma certa forma, também é uma admissão de culpa por parte de Christian Horner e Helmut Marko em terem preterido o piloto japonês, que foi colocado pela Honda na equipa porque são eles que deram os motores à equipa.
Curiosamente, em termos de resultados, se o japonês se dá muito bem nas qualificações, nas corridas, só tem um sexto posto na Sprint Race de Xangai, conseguindo três pontos na ocasião.
Christian Horner, diretor e CEP da Red Bull, afirmou: “Tem sido difícil ver o Liam ter dificuldades com o RB21 nas duas primeiras corridas e, como resultado, tomámos coletivamente a decisão de fazer uma troca antecipada. Entrámos na época de 2025 com duas ambições, manter o Campeonato do Mundo de Pilotos e recuperar o título Mundial de Construtores e esta é uma decisão puramente desportiva."
"Reconhecemos que há muito trabalho a fazer com o RB21 e a experiência do Yuki será muito benéfica para ajudar a desenvolver o carro atual. Damos-lhe as boas-vindas à equipa e estamos ansiosos por o ver ao volante do RB21.", continuou.
"Temos o dever de proteger e desenvolver o Liam e, juntos, vemos que depois de um início tão difícil, faz sentido agir rapidamente para que o Liam possa ganhar experiência, enquanto continua a sua carreira na Formula 1 com a Visa Cash App Racing Bulls, um ambiente e uma equipa que ele conhece muito bem.”, concluiu.
Isso é a declaração oficial, mas nos bastidores, segundo a imprensa neerlandesa, Max Verstappen está muito zangado com a decisão. Ele considera que Lawson é mais uma vitima que réu, e o ex-piloto Giedo van der Garde, nas redes sociais, criticou fortemente a Red Bull, descrevendo a decisão como uma “jogada de pânico” e comparando-a ao bullying, argumentando que Lawson teve muito pouco tempo para provar o seu valor. E quem deu "gosto" a esta declaração foi... Verstappen.
Agora é ver como será isto daqui a diante. A primeira experiência será no fim de semana de 4 a 6 de abril, com o GP do Japão.

Sem comentários:
Enviar um comentário