Para além disso, Pierre Gasly, da Alpine, também foi desclassificado, e também pelo mesmo motivo do monegasco: abaixo do limite do peso.
No comunicado oficial, a FIA falou das razões da desclassificação de Charles Leclerc.
O carro 16 foi pesado pelo Delegado Técnico da FIA dentro e fora da balança, com ambas as balanças a mostrarem o mesmo resultado de 799 quilos, após o habitual esvaziamento de combustível e a substituição de uma asa dianteira partida. A calibragem de ambas as balanças foi confirmada e testemunhada pelo concorrente.
Durante a audiência, não houve qualquer contestação às medições da FIA, que são consideradas corretas e que todos os procedimentos exigidos foram corretamente executados.
Não existem circunstâncias atenuantes e a equipa confirmou que se tratou de um erro genuíno da sua parte.
Os Comissários Desportivos determinam que o artigo 4.1 do Regulamento Técnico da FIA para a Fórmula 1 foi violado e que, por conseguinte, a sanção normal de desclassificação deve ser aplicada a esta infração”, concluiu.
“O conjunto da prancha do fundo do carro 44 foi medido e constatou-se que tinha 8,6 milímetros [lado esquerdo], 8,6 milímetros [linha central] e 8,5 milímetros [lado direito]. Este valor é inferior à espessura mínima de 9mm especificada no Artigo 3.5.9 dos Regulamentos Técnicos.
Durante a audiência, o representante da equipa confirmou que a medição está correta e que todos os procedimentos necessários foram executados corretamente. A equipa também reconheceu que não existiam circunstâncias atenuantes e que se tratava de um erro genuíno da equipa.
Os Comissários Desportivos determinam que o artigo 3.5.9 do Regulamento Técnico de Fórmula 1 da FIA foi violado e, por conseguinte, a sanção normal de desclassificação deve ser aplicada a esta infração." concluiu.
Sem pontos, houve gente que foi muito beneficiada com esta dupla desclassificação. Esteban Ocon subiu ao quinto posto, Alex Albon agora acabou na sétima posição, Oliver Bearman ficou com os pontos do oitavo lugar e Carlos Sainz Jr. conseguiu o seu primeiro ponto do ano, ao subir para décimo.
“Na sequência das inspeções pós-corrida da FIA, verificou-se que ambos os nossos carros não estavam em conformidade com os regulamentos por diferentes razões. O carro 16 estava com menos 1 kg de peso e o desgaste da traseira da prancha do fundo do carro 44 estava 0,5 mm abaixo do limite.
Charles estava a usar uma estratégia de uma paragem hoje e isso significou que o seu desgaste de pneus foi muito elevado, fazendo com que o carro estivesse abaixo do peso. No que diz respeito ao desgaste de do conjunto da prancha do fundo do carro e dos ´skid blocks’ do Lewis, avaliámos mal o desgaste por uma pequena margem. Não havia qualquer intenção de ganhar qualquer vantagem.
Vamos aprender com o que aconteceu hoje e certificarmo-nos de que não voltamos a cometer os mesmos erros. Claramente, não era assim que queríamos terminar o fim de semana do GP da China, nem para nós, nem para os nossos fãs, cujo apoio é inabalável.”
A Formula 1 regressa dentro de duas semanas, com o GP do Japão.



Sem comentários:
Enviar um comentário