quinta-feira, 15 de março de 2007

Estreantes 2007: 3 - Adrian Sutil



O terceiro estreante de 2007 é alemão e vai jogar pela Spyker. Este homem, que substituiu Tiago Monteiro, gaba-se de ter outros talentos, para além da condução: é um exímio pianista.

Adrian Sutil nasceu a 11 de Janeiro de 1983 em Starnberg, na Alemanha. É filho de mãe alemã e pai uruguaio, e começou a sua carreira aos 14 anos, no karting. Em 2002, passou para a Formula Ford 1800, na Suiça. Foi uma estreia fulminante: venceu todas as 10 corridas desse calendário! Ainda teve tempo para competir no Formula Masters na Áustria, ganhando cinco provas.

Em 2003, muda-se para a Formula BMW alemã, mas os resultados não foram brilhantes. No ano seguinte, passou para a Formula 3 Euroseries, na equipa de um tal… Colin Kolles. Não foi uma grande temporada, mas as conecções com Kolles fazem com que ele mude para a ASM no final daquele ano.

Em 2005, Sutil continua na Formula 3 Euroseries, onde teve como companheiro de equipa: Lewis Hamilton! Apesar de ter ganho duas corridas, foi copiosamente batido pelo seu companheiro, terminando na segunda posição do campeonato. Terminou também em segundo no Marlboro Masters de Zandvoort, na Holanda.

No final da época, vai fazer algumas provas na recém-criada A1GP, pela equipa alemã, mas sem resultados de relevo. Em 2006 vai para a Formula 3 japonesa, onde ganha o campeonato e termina em terceiro no GP de Macau de Formula 3. para além disso, é terceiro piloto da Midland/Spyker em três corridas.

No final da época, ele é um dos pilotos de testes escolhidos pela equipa Spyker. Mas em Dezembro, com a saída de Tiago Monteiro, é elevado a piloto titular da equipa holandesa, estreando-se assim na Formula 1.

Sem comentários: