domingo, 17 de junho de 2007

Estreantes 2007: 4 - Sebastian Vettel

A corrida desta tarde vai mostrar uma cara nova, a primeira alteração do pelotão da Formula 1 este ano. Mas ao contrário do que se fala, esta substituição é a consequência do forte acidente da semana passada que o polaco Robert Kubica sofreu em Montreal. E o seu novo substituto pode ser o novo Michael Schumacher que os alemães andam à procura. E só tem 19 anos! Falo-vos de Sebastian Vettel.


Nasceu a 3 de Julho de 1987 em Heppenheim, na Alemanha. A sua carreira começou em 1995, no Karting, onde ganhou em várias categorias. Em 2003 fez a transição para os automóveis, onde ganhou o campeonato alemão de Formula BMW em 2004, ganhando 18 das 20 corridas desse ano. Em 2005 passou para a Formula 3 Euroseries, onde ficou no quinto posto, sendo o "Rookie do Ano", numa competição ganha por... Lewis Hamilton. As suas performances foram as suficientes para que a 27 de Setembro desse ano, com 18 anos, fosse testar um Williams FW27 de Formula 1.


Desde tenra idade que Vettel é um protegido da BMW, daí que ele fosse escolhido para ser o terceiro piloto da marca nos testes de sexta-feira. E em Istambul, na Turquia, na corrida de 2006, Sebastien Vettel tornou-se, aos 19 anos e 52 dias, no mais jovem piloto de sempre a guiar um Formula 1 num fim de semana de corrida.

Na altura em que era terceiro piloto da BMW, Vettel corrida a sua segunda época na Formula 3 Euroseries, onde terminou em segundo lugar, atrás do campeão, o escocês Paul Di Resta. Em 2007 corre na World Series by Renault 3.5, onde é o actual lider do campeonato, e o maior rival dos portugueses Alvaro Parente e Filipe Albuquerque...

1 comentário:

Felipe Maciel disse...

Deve ser titular no ano que vem. Não há mais por que esperar.