Na altura, a cidade mais importante do Texas estava na moda: a série com o seu nome prendia milhões nas TV's de todo o mundo (incluindo na Roménia de Ceausescu!), e a frase do momento era "Quem matou J.R.?", aquele belo sacana que encornava à força toda uma alcoólica Sue Ellen. Não sei se foi o magnetismo da série ou se foi o peso dos dólares, mas por uma vez, Formula 1 fez uma visitinha ao Texas, que merece ser lembrada por várias razões...
Depois da Formula 1 ter corrido num parque de estacionamento de Las Vegas (1981-82), Bernie Ecclestone queria ter mais do que um Grande Prémio na América, pois achava que aquele era "o" mercado que a Formula 1 devia explorar. E Dallas foi mais uma cidade americana que acolheu o Grande Circo.
A ideia inicial era um Grande Prémio nas ruas de Nova Iorque, já em 1983 mas o plano foi cancelado a meio do ano. Então, Ecclestone virou-se para Dallas, onde foi construido um circuito à volta de Fair Park, um dos mais importantes "pulmões verdes" da cidade, não muito longe da Elm Street, o sitio onde Lee Harvey Oswald enfiou duas balas no corpo de John F. Kennedy, vinte anos e meio antes...
A prova foi feita no fim de semana de 7 e 8 de Julho de 1984. Mas nesse fim de semana, o Texas estava a ser varrido por uma vaga de calor, com temperaturas acima dos 40 graus. Para piorar as coisas, o asfalto não era grande coisa, e as corridas de suporte só ajudaram a destruir ainda mais. Portanto, quando os Formula 1 começaram a rolar na pista, o asfalto desfez-se em certas zonas. Logo, os rumores de cancelamento começaram a correr. Nelson Piquet afirmou que não sabia o que iria desfazer primeiro: se os pilotos, os carros ou o asfalto. Os pilotos da Lotus, Elio de Angelis (1958-1986) e Nigel Mansell, afirmavam que tinham guiado "na pior superfície de que tinham memória".
Por causa disso, a corrida foi antecipada para as 11 da manhã, para fugir ao calor, e o "warm-up" fora antecipado para... as 7 da manhã! Isso significaria que os pilotos tinham que estar no circuito às 5:45 da manhã. Ora, para Jacques Laffite, foi demais. Decidiu mostrar o seu protesto, chegando ao circuito... de pijama! Mais tarde, para poupar o asfalto, o "warm-up" foi cancelado.
Alguns pilotos, encabeçados por Niki Lauda e Alain Prost, chegaram até a esboçar um boicote à corrida. Mas outros, como Keke Rosberg, argumentaram que isso não valia a pena. O finlandês argumentou: "Todos nós nos queixamos das condições, mas no momento da partida, iremos para os nossos carros e correr. Com ou sem asfalto, iremos correr".
Ele tinha razão. Todos foram correr, pois estavam 90 mil fãs e outros milhões no resto do mundo, que estavam à espera de uma corrida e nunca iriam perceber as razões de um cancelamento tão em cima da hora. E lá foram. Mansell liderou desde o inicio, defendendo-se de qualquer assalto à liderança, primeiro de De Angelis, depois do Renault de Derek Warwick, que acabou no muro, quando o tentava ultrapassar, e finalmente do Williams de Keke Rosberg. Entretanto, mais atrás, René Arnoux, que tinha ficado parado na grelha devido a uma falha no motor, estava a fazer uma corrida de recuperação, chegando ao quarto lugar a meio da corrida.
Na volta 38, Rosberg passa Mansell, mas era atacado pelo McLaren de Alain Prost. Na volta 49, ascende à liderança, mas oito voltas depois, bate inexplicavelmente no muro e desiste. Assim sendo, o finlandês volta à liderança, Com Arnoux em segundo, e De Angelis em terceiro. E foi assim que cortaram a meta, na volta 68, no limite das duas horas.
Mas um último drama ainda estava a acontecer: na última curva da última volta, o Lotus de Nigel Mansell bate no muro a poucas centenas de metros da meta. Apesar de ser ilegal, o "brutânico" saiu do carro e decidiu empurrá-lo, sob um sol escaldante! Só que o cansaço acumulado e o calor fez com que Mansell acabasse desmaiado ao lado do seu carro, enquanto que a multidão aplaudia aquele gesto de coragem...
3 comentários:
Essa do Mansell e clássica, hehe
Das pista de rua do EUA a que mais gosto foi a Long Beach do inicio da decada de 80
Estava convencido de que o Mansell tinha ficado sem combustivel nos ultimos metros e tinha decidido empurrar o carro até à meta. Terá desmaiado com o intenso calor que se fez sentir nesse GP de Dallas.
Cumprimentos
Tiveram que fazer reparos no asfalto, porque ele simplesmente "derreteu" devido ao escaldante calor em Dallas. Se cancelasse a prova, os fãs que pagaram para assistir ficariam decepcionados.
Foi a última vez que a Fórmula 1 teve na mesma temporada duas corridas nos Estados Unidos (antes dessa teve a etapa anterior em Detroit).
Notas:
- 90ª pole position da Lotus na Fórmula 1;
- primeira vitória da Williams com o motor Honda turbo;
- primeira vitória do motor Honda como fornecedora;
- primeira e única prova que Piercarlo Ghinzani pontuou. O italiano marcou 2 pontos com o 5º lugar e
- última pódio (2º lugar) na carreira de René Arnoux na Fórmula 1.
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