quarta-feira, 20 de junho de 2007

GP Memória: Dallas 1984

Na altura, a cidade mais importante do Texas estava na moda: a série com o seu nome prendia milhões nas TV's de todo o mundo (incluindo na Roménia de Ceausescu!), e a frase do momento era "Quem matou J.R.?", aquele belo sacana que encornava à força toda uma alcoólica Sue Ellen. Não sei se foi o magnetismo da série ou se foi o peso dos dólares, mas por uma vez, Formula 1 fez uma visitinha ao Texas, que merece ser lembrada por várias razões...

Depois da Formula 1 ter corrido num parque de estacionamento de Las Vegas (1981-82), Bernie Ecclestone queria ter mais do que um Grande Prémio na América, pois achava que aquele era "o" mercado que a Formula 1 devia explorar. E Dallas foi mais uma cidade americana que acolheu o Grande Circo.



A ideia inicial era um Grande Prémio nas ruas de Nova Iorque, já em 1983 mas o plano foi cancelado a meio do ano. Então, Ecclestone virou-se para Dallas, onde foi construido um circuito à volta de Fair Park, um dos mais importantes "pulmões verdes" da cidade, não muito longe da Elm Street, o sitio onde Lee Harvey Oswald enfiou duas balas no corpo de John F. Kennedy, vinte anos e meio antes...



A prova foi feita no fim de semana de 7 e 8 de Julho de 1984. Mas nesse fim de semana, o Texas estava a ser varrido por uma vaga de calor, com temperaturas acima dos 40 graus. Para piorar as coisas, o asfalto não era grande coisa, e as corridas de suporte só ajudaram a destruir ainda mais. Portanto, quando os Formula 1 começaram a rolar na pista, o asfalto desfez-se em certas zonas. Logo, os rumores de cancelamento começaram a correr. Nelson Piquet afirmou que não sabia o que iria desfazer primeiro: se os pilotos, os carros ou o asfalto. Os pilotos da Lotus, Elio de Angelis (1958-1986) e Nigel Mansell, afirmavam que tinham guiado "na pior superfície de que tinham memória".



Por causa disso, a corrida foi antecipada para as 11 da manhã, para fugir ao calor, e o "warm-up" fora antecipado para... as 7 da manhã! Isso significaria que os pilotos tinham que estar no circuito às 5:45 da manhã. Ora, para Jacques Laffite, foi demais. Decidiu mostrar o seu protesto, chegando ao circuito... de pijama! Mais tarde, para poupar o asfalto, o "warm-up" foi cancelado.



Alguns pilotos, encabeçados por Niki Lauda e Alain Prost, chegaram até a esboçar um boicote à corrida. Mas outros, como Keke Rosberg, argumentaram que isso não valia a pena. O finlandês argumentou: "Todos nós nos queixamos das condições, mas no momento da partida, iremos para os nossos carros e correr. Com ou sem asfalto, iremos correr".



Ele tinha razão. Todos foram correr, pois estavam 90 mil fãs e outros milhões no resto do mundo, que estavam à espera de uma corrida e nunca iriam perceber as razões de um cancelamento tão em cima da hora. E lá foram. Mansell liderou desde o inicio, defendendo-se de qualquer assalto à liderança, primeiro de De Angelis, depois do Renault de Derek Warwick, que acabou no muro, quando o tentava ultrapassar, e finalmente do Williams de Keke Rosberg. Entretanto, mais atrás, René Arnoux, que tinha ficado parado na grelha devido a uma falha no motor, estava a fazer uma corrida de recuperação, chegando ao quarto lugar a meio da corrida.



Na volta 38, Rosberg passa Mansell, mas era atacado pelo McLaren de Alain Prost. Na volta 49, ascende à liderança, mas oito voltas depois, bate inexplicavelmente no muro e desiste. Assim sendo, o finlandês volta à liderança, Com Arnoux em segundo, e De Angelis em terceiro. E foi assim que cortaram a meta, na volta 68, no limite das duas horas.


Mas um último drama ainda estava a acontecer: na última curva da última volta, o Lotus de Nigel Mansell bate no muro a poucas centenas de metros da meta. Apesar de ser ilegal, o "brutânico" saiu do carro e decidiu empurrá-lo, sob um sol escaldante! Só que o cansaço acumulado e o calor fez com que Mansell acabasse desmaiado ao lado do seu carro, enquanto que a multidão aplaudia aquele gesto de coragem...

3 comentários:

Michael Marchi disse...

Essa do Mansell e clássica, hehe

Das pista de rua do EUA a que mais gosto foi a Long Beach do inicio da decada de 80

José António disse...

Estava convencido de que o Mansell tinha ficado sem combustivel nos ultimos metros e tinha decidido empurrar o carro até à meta. Terá desmaiado com o intenso calor que se fez sentir nesse GP de Dallas.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Tiveram que fazer reparos no asfalto, porque ele simplesmente "derreteu" devido ao escaldante calor em Dallas. Se cancelasse a prova, os fãs que pagaram para assistir ficariam decepcionados.
Foi a última vez que a Fórmula 1 teve na mesma temporada duas corridas nos Estados Unidos (antes dessa teve a etapa anterior em Detroit).

Notas:

- 90ª pole position da Lotus na Fórmula 1;
- primeira vitória da Williams com o motor Honda turbo;
- primeira vitória do motor Honda como fornecedora;
- primeira e única prova que Piercarlo Ghinzani pontuou. O italiano marcou 2 pontos com o 5º lugar e
- última pódio (2º lugar) na carreira de René Arnoux na Fórmula 1.