sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Salut, Gilles!

Se estivesse vivo, Gilles Villeneuve comemoraria hoje o seu 58º aniversário natalício. Provavelmente um dos pilotos mais carismáticos de sempre, o seu comportamento em pista, de não desistir nunca, mas sempre de uma forma leal.


Esta semana, o leitor Marcelo Costa sugeriu-me algo raro: o visionamento de um documentário feito pela TV canadiana em 1982, pouco depois da sua morte. Para além de relatar toda a sua carreira, desde os snowmobiles até a sua corrida fatal em Zolder, tem vários testemunhos, desde os pilotos René Arnoux, Jean-Pierre Jabouille, Didier Pironi, Jacques Laffite e Alain Prost, até a jornalistas locais, bem como raras entrevistas feitas à TV canadiana, em 1978 e 1982.


Para além disso, tem imagens do seu funeral: missa de corpo presente, com caixão aberto, até ao cortejo funebre, com a urna coberta com uma bandeira de xadrez. Apesar de colocar aqui a foto da sua campa, é mais de familia do que dele: Gilles foi cremado, mas parte das suas cinzas foram depositadas nessa campa. quem está enterrado é Seville, seu pai e avô de Jacques Villeneuve.


O documentário está no Youtube e têm três partes: Parte 1, Parte 2, e Parte 3. Além disso, tenho mais uma pérola: a noticia do seu acidente fatal na TV canadiana.

4 comentários:

hjg disse...

Grande Gilles!
Eu tamben tinha achado esse documentario ha tempo. :D

Anónimo disse...

Uiaaa!!! Meu comentário virou manchete no site, que legal! Agora sou um cara importante no mundo virtual, muito bom, muito bom... rsrs
Não sabia que Gilles tinha sido cremado.

Abraços a todos

Anónimo disse...

Gilles merece ser lenda, pela obstinação.
Tinha um talento raro para pilotar e um descompromisso com resultados, o que explica seus poucos pontos em campeonato, completamente desproporcionais ao tamanho da sua fama.

Anónimo disse...

Speeder,

A morte de Gilles foi traumática. Na minha opinião, o March que estava na sua frente teve certa culpa, pois era uma curva de alta e causou o acidente por estar muito devagar.

Se ele tivesse freado um pouco antes...se o March tivesse encostado...

Então vem o "se"...se a barra de direção do FW16 tivesse rompido em uma curva de baixa em Imola/94, Ayrton estaria vivo...