segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Continental Circus, 1º aniversário (XI): O texto de Luis Costa

Hoje trago o texto de alguém que vive, segundo ele, numa "terra estranha". Luis Costa é português e trabalha no Instituto Humboldt, em Berlim, e dedica-se ao estudo das alterações climáticas no nosso planeta. Tem um blog, o State 83, onde para além de falar sobre aquilo que faz na vida, e nos alerta para os perigos do aquecimento global, fala também do seu "hobby": o automobilismo. A seguir, podem ler o texto que dedicou sobre este blogue:



"Há dias assim. Por algum motivo que desconhecemos somos levados pelo impulso criador e construímos algo lindo, novo… Depois vem o verdadeiro desafio, cuidar da nossa criação, alimentá-la, vê-la crescer e tornar-se parte de nós. Esta criação pode ser uma obra de arte, uma ideologia, um objecto, ou então, neste caso, o Continental-Circus… Segundo isto, o Speeder é um criador.


Não sei como foi a génese do Continetal-Circus, não o vi nascer, esse prazer só o Speeder teve. Nós só vemos a criação já consumada, e gostamos, e é por isso que voltamos cá sempre que podemos. Voltamos porque neste lugar existe algo que partilhamos em comum, a paixão pela velocidade, os heróis de ontem e de agora, as curiosidade, os bólides memoráveis, em suma, a história de uma disciplina única no panorama desportivo… segundo isto o Speeder é um apaixonado…


O homem que cria porque ama só pode ser boa pessoa, e, por consequência, a sua criação também o é… O Continental é para mim como que um filtro… sei que o que é interessante está lá, o que não presta não aparece, o dúbio fica de fora, o interessante tem lugar cativo, o actual não falta e a história está sempre, sempre presente…


Não tenho mais a dizer, uma criação e o seu criador não são indissociáveis, assim sendo, tanto o Speeder como o Continental-Circus estão de parabéns…"


Luis Costa


Obrigado por tudo, Luis. E bom trabalho!

Sem comentários: