terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Continental Circus, 1º aniversário (XII): Hoje é o meu dia!

Há quatro anos atrás, estava eu no terceiro ano do meu curso de Jornalismo da Universidade de Coimbra, quando tive uma cadeira chamada Ciberjornalismo, dada pelo Miguel Gaspar, mais tarde director interino do "Diário de Noticias" e actualmente colunista no jornal “Público”. O nosso projecto passou pela elaboração de um blog, sobre um assunto que nos fosse pertinente. Confesso que até lá, via os blogues como espectador, e não como “fazedor” de notícias. A grande maioria dos meus colegas fez blogues políticos e outros. Eu peguei no desporto, e fiz o Sportuga. Foi um projecto interessante, e durou um pouco mais do que os três meses previstos na cadeira. Mas ao fim de três meses, perdi a “pica” e decidi “fechar a loja”.


Durante muito tempo, observei os outros, e vendo essencialmente que a esmagadora maioria dos blogues era sobre coisas pessoais, e honestamente era algo que não me interessava. Sou um homem prático. Fiz colaborações esporádicas em alguns blogues, mas cheguei à conclusão de que este tipo de comunicação tem uma coisa: se não for divulgado, não faz sentido escrever para ninguém. É o que acho.


Depois apareceram as redes sociais, como o Okrut, para os brasileiros, e o Hi5, para nós. Lá, tens uma coisa chamada “diário”. Lá escrevia as minhas charolas todos os dias, mais como um exercício de escrita do que propriamente escrever para alguém. Mas meter-me na Blogosfera? Não.


Então, comecei a pensar na ideia. Tinha amigos meus que me diziam que isso seria bom, não só para praticar, mas também para exprimir as minhas ideias. Mas depois tinha duas grandes dúvidas: escrever sobre o quê e por quanto tempo? Não pensava muito na audiência, isso seria para depois.


O “click” para o começo de tudo foi uma chuvosa e aborrecida noite de Domingo. Nesse dia houve um referendo sobre a despenalização do aborto, e a “pica” eleitoral acabou muito cedo. Sentei-me no computador, pensando no que fazer. Subitamente, decidi que no mínimo, deveria criar a “coisa”. Foi assim que nasceu o Continental Circus. Que não teve esse nome primeiro. Chamava-se Speeder 76, esse mesmo, o meu "nickname". Nesse dia, meti dois ou três posts, para teste, no sentido de saber qual deles é que pegava. E meti lá uma biografia do Piers Courage, amigo pessoal de Frank Williams, morto em Zandvoort, em 1970. Queria ver em que parte me safaria.


Não passaram muitos dias para decidir do que iria escrever. Isso aconteceu quando visitava o blog Engrenagem, do João Pedro Pereira, meu colega da Universidade e actual jornalista do Público. Uma das coisas que dizia, em relação aos blogues, era “para ser original”. E sem querer, tinha descoberto o meu “filão”. E sabia que tinha as ferramentas necessárias para o sucesso da empresa. Tinha capacidade de pesquisa, um bom arquivo fotográfico, um bom acesso às fontes. Quinze dias depois, no final de Fevereiro, apresentei-me ao mundo, mudei o nome do blog e aos poucos e poucos, conquistei o meu espaço.


Agora, passou um ano. Os resultados estão muito para além dos meus sonhos. Consegui algo que queria: ser um blog de referência, com mais de 90 mil "pageviews". Sei que em Portugal, são muito poucos os blogs que falam sobre o automobilismo (85 por cento são sobre futebol…), portanto, sei que tenho a formula para o sucesso. Conheci muitos e bons amigos virtuais, especialmente no Brasil. Sei que tenho imensos admiradores que me visitam todos os dias (conhecem algum blog sem ser de politica ou de sexo que tenha cerca de 500 visitas por dia? Não são muitos…)


Hoje em dia, a minha vontade de escrever sobre automobilismo (e outras coisas mais…) continua viva, como estava em Fevereiro de 2007. Temos um Mundial de Formula 1 para falar, temos um Mundial de Ralies, temos a CART, a IRL, o WTCC, a NASCAR… Temos talento que deve ser seguido atentamente, temos um imenso passado para vasculhar, estórias para contar… e espero conhecer mais amigos virtuais, vindos de vários cantos do mundo. E a todos que querem começar, ou que já começaram, o meu melhor (e único) conselho é este: mantenham vivo o vosso blogue. Uma coisa é criar um blog, outra coisa é mantê-lo, e esse só poucos o conseguem… Para mim, ver este blog chegar ao seu primeiro ano de vida é um feito.


Bruce McLaren tinha razão: a vida conta-se por feitos e não por anos. E este é o meu feito mais recente. Aos meus amigos e admiradores, um sincero muito obrigado. A todos os que têm blogues, continuem a mantê-los vivos, pois sem querer, criam uma legião de admiradores.


Muito obrigado a todos, e três vivas para o Continental Circus. Hip, hip... hurra!

14 comentários:

hjg disse...

Parabens e muito exito. Meus melhores desejos desde Venezuela :D

kimi_cris disse...

Parabens, pela marca, e eu foi no teu blog e em outros que me despertou a vontade de fazer um blog sobre f1, e o meu blog tambem para mim está aser um enorme sucesso com a idade que eu tenho nenhum blogueiro acho que tem tantos visitantes e comen´tários como o meu.

Unknown disse...

continua speeder

Rogério Magalhães disse...

É, amigo Speeder... sei bem o quanto tem profundidade o seu conselho... tens toda a razão ao dizer que fácil é criar um blog, difícil é mantê-lo... foi assim que o Muquifo se foi... é assim que te deixo meus sinceros parabéns pela efeméride, pois sei o quanto é complicado manter um nível tão elevado como o que se encontra aqui... não é fácil buscar temas para todos os dias, a briga com dias nada inspirados, a abdicação de horas que poderiam ser de lazer - principalmente nos finais de semana - para fuçar, pesquisar, ler, estudar e compilar tudo em posts... ou mesmo estar de olhos atentos onde você está, para depois relatar com pormenores o que viu...

Se fosse ainda ativo, o Muquifo já teria um ano de vida (no dia 25 de janeiro), mas nos 8 meses que esteve na blogosfera, para além de ter até rendido um livro (em PDF) sobre a minha Portuguesa, fez com que hoje eu dê ainda mais valor para pessoas como você, que se mantém firmes no propósito de levar informação, opinião e até mesmo, por que não, humor... e o mais importante é que ficam as amizades, de uma grande rede que foi se formando aos poucos...

Que este tenha sido o primeiro marco de uma grande e longa jornada... há muitas corridas e biografias, muitas histórias e fatos para serem relatados... continue sempre firme, amigo Speeder... daqui d'além mar estaremos a acompanhar tudo...

Parabéns pelo 1º ano do "filhote"... grande abraço!

José António disse...

Happy birthday, Continental Circus.

Anónimo disse...

Speeder!!! Parabéns! Seu texto foi inspirador! É uma alegria tê-lo encontrado na Blogsofera!
Beijos!

Vick (Octeto)

Priscilla Bar disse...

PARABÉNS!!!!!!!!!!!!

João Carlos Viana disse...

Tudo que posso te desejar é um enorme PARABÉNS e tudo de bom pra vc e que o blog continue ótimo, como sempre foi!
Abraços!

Anónimo disse...

Um exemplo de jornalismo made in portugal, os pessoal da Sporttv devia de aprender alguma coisa com o Speeder.

Parabens.

Pezzolo disse...

parabéns!

Anónimo disse...

Parabéns \o/

SAVIOMACHADO disse...

Speeder!! Cheguei atrasado para a festa, mas cheguei. Feliz Aniversário meu velho!! Que seu blog dure seculos para que meu filho possa apreciar também esta maravilha.
Um grande abraço.

SAVIOMACHADO

Anónimo disse...

Só hoje me dei conta que o meu recado não foi ao ar no dia 12. Mais uma que "devo" à internet brasileira precária. De tão lerda que é, os servidores na Europeu desistem de comunicar com o terceiro mundo e perde-se lá até o contato com os amigos :((

Enfim, repito os meus PARABÉNS mais uma vez, Speeder.

Quando o meu blog começou a engatinhar, você foi um dos primeiros a participar ativamente com comentários e até recomendando matérias.

Compartilho o seu ponto de vista sobre como um blog deveria ser e acho que o sucesso de ambos os nossos blogues refletem isto.

E as suas biografias são sempre um colírio, tanto em termos de seleção de fotos, assim como a atenção que você dá ao descrever os personagens marcantes do esporte que amamos.

Deixei de visitar alguns blogs de jornalistas "ativos" do meio, pois a leitura não vale a pena. Mas Continental Circus, a conexão permitindo, é leitura diária e obrigatória.

Continue sentindo prazer no que faz, pois assim sempre será melhor que aqueles que o fazem por motivos que sejam.

Grande abraço e desculpe mais uma vez o atraso.

Mario

jocasipe disse...

Parabens atrasados, mas justificados. ès uma referência para mim, mais agora que conheci a concepção do blog.
Abraço meu amigo.