segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Sainz critica o actual modelo do WRC

O bi-campeão do Mundo de Ralies, o espanhol Carlos Sainz, criticou ese fim de semana o mundial de Ralies pelo facto da competição actual ser "insonsa". Em entrevista ao jornal espanhol "El Pais", Sainz disse que a formula 1 ganhou muito espaço pelo facto da FIA ter perferido quantidade a qualidade nas listas de inscritos das provas do Mundial WRC:

«Penso que a FIA preferiu a quantidade à qualidade e agora o Mundial de Ralis é muito insípido.», disse Sainz. «Penso que o ponto de viragem sucedeu quando a FIA pretendeu querer assemelhar o WRC à F1. quantidade em vez de qualidade! Os ralis do mundial eram eventos que, nalguns casos quase paralisavam um país, e passaram a ser uma corrida com quarenta carros, com muito pouca identidade própria», referiu o piloto madrileno, bi-campeão do Mundo em 1990 e 1992.

Sainz também criticou pelo facto de haver pouca competitividade nos ralies, embora reconheça mérito no actual tetra-campeão do mundo, Sebastien Löeb: «Outro dos problemas passa pela pouca variedade de pilotos a lutar pelas vitórias, pois com a saída de Marcus Gronholm, tudo ficou mais fácil para o Sébastien Loeb, embora não se possa de lhe deixar de dar muito mérito. É um dos maiores campeões da história. Mas é pouco, pois no meu tempo chegaram a haver sete pilotos a lutar pela vitória, com quatro ou cinco marcas diferentes. Hoje nada disso existe», concluiu o piloto espanhol, ex Toyota, ex-Lancia, Ex-Ford e ex-Subaru.

Em relação ao Dakar Series e ao próximo Rali Dakar, em 2009, a realizar na América do Sul, Sainz afirma-se confortável com esta nova situação, mesmo após o cancelamento do Dakar deste ano, devido a problemas de segurança: «Estou contente por estarem a surgir confirmações da participação de grandes marcas nos rali-raids. Agora espero que possa ir à América do Sul, pois já corri muitas vezes na Argentina e tanto lá como no Chile sabem como acolher uma corrida como esta.», concluiu.

Sem comentários: