Julgavam que a Brabham só usou esse carro no GP da Suécia de 1978? Não! A equipa então comandada por Bernie Ecclestone usou o carro num evento extra-campeonato em Donington Park, a 3 de Junho de 1979. E esse evento aconteceu por uma boa causa: foi o Gunnar Nilsson Memorial Trophy, feito em homenagem ao piloto sueco da Lotus, falecido em Outubro do ano anterior.
O evento não era uma corrida, mas sim um conjunto de voltas ao circuito. Foram cinco carros, cada uma da sua equipa. Alan Jones, da Williams, trouxe o seu FW07, Mario Andretti com o Lotus 79 (de inicio era para levarem o Lotus 80, mas o carro teve uma quebra da suspensão horas antes da prova), Rupert Keegan vinha no seu Arrows, e James Hunt, no seu Wolf. Iria ser a sua última prova na Formula 1. Por fim, Nelson Piquet apareceu com o BT46B, o "carro-ventoínha".
O sistema era simples: cada piloto fava três voltas ao circuito, e quem fizesse o melhor tempo, ganhava.
1º Alan Jones Williams FW07 Cosworth 1'02"24 / 1'01"88 / 1'01"37*
2º James Hunt Wolf WR8 Cosworth1'03"15 / 1'02"96 / 1'02"54*3º Mario Andretti Lotus 79 Cosworth 1'04"02 / 1'02"67* / 1'02"80
4º Nelson Piquet Brabham BT46B Alfa Romeo1'05"19 / 1'03"87 / 1'03"61*
5º Rupert Keegan Arrows A1 Cosworth1'06"06 / 1'05"63 / 1'05"09*
*Melhor volta
A grande surpresa nem foi o facto da Brabham ter levado o BT46B, mas sim pelo mau tempo que fez (mais de um segundo de diferença sobre Jones). A razão era simples: os pneus para 1979 eram maiores do que os pneus que eram usados no ano anterior, colocando-o a uma maior altura ao solo. O BT46B não se adaptou bem a estas novas caracteristicas, e fez um mau tempo.
Para além disso, houve mais demonstrações. Os carros da BMW Procar apareceram, bem como pilotos do passado, como Dennis Hulme, Juan Manuel Fangio, Jackie Stewart e Dan Gurney, entre outros. E tudo isto para homenagear um dos seus e contribuir para uma boa causa... Esta bela pérola, e muitas outras, pode ser vista no blog do Rianov Albinov, o F1 Nostalgia.
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