Julgavam que a Brabham só usou esse carro no GP da Suécia de 1978? Não! A equipa então comandada por Bernie Ecclestone usou o carro num evento extra-campeonato em Donington Park, a 3 de Junho de 1979. E esse evento aconteceu por uma boa causa: foi o Gunnar Nilsson Memorial Trophy, feito em homenagem ao piloto sueco da Lotus, falecido em Outubro do ano anterior.O evento não era uma corrida, mas sim um conjunto de voltas ao circuito. Foram cinco carros, cada uma da sua equipa. Alan Jones, da Williams, trouxe o seu FW07, Mario Andretti com o Lotus 79 (de inicio era para levarem o Lotus 80, mas o carro teve uma quebra da suspensão horas antes da prova), Rupert Keegan vinha no seu Arrows, e James Hunt, no seu Wolf. Iria ser a sua última prova na Formula 1. Por fim, Nelson Piquet apareceu com o BT46B, o "carro-ventoínha".
O sistema era simples: cada piloto fava três voltas ao circuito, e quem fizesse o melhor tempo, ganhava.
1º Alan Jones Williams FW07 Cosworth 1'02"24 / 1'01"88 / 1'01"37*
2º James Hunt Wolf WR8 Cosworth1'03"15 / 1'02"96 / 1'02"54*3º Mario Andretti Lotus 79 Cosworth 1'04"02 / 1'02"67* / 1'02"80
4º Nelson Piquet Brabham BT46B Alfa Romeo1'05"19 / 1'03"87 / 1'03"61*
5º Rupert Keegan Arrows A1 Cosworth1'06"06 / 1'05"63 / 1'05"09*
*Melhor volta
A grande surpresa nem foi o facto da Brabham ter levado o BT46B, mas sim pelo mau tempo que fez (mais de um segundo de diferença sobre Jones). A razão era simples: os pneus para 1979 eram maiores do que os pneus que eram usados no ano anterior, colocando-o a uma maior altura ao solo. O BT46B não se adaptou bem a estas novas caracteristicas, e fez um mau tempo.Para além disso, houve mais demonstrações. Os carros da BMW Procar apareceram, bem como pilotos do passado, como Dennis Hulme, Juan Manuel Fangio, Jackie Stewart e Dan Gurney, entre outros. E tudo isto para homenagear um dos seus e contribuir para uma boa causa... Esta bela pérola, e muitas outras, pode ser vista no blog do Rianov Albinov, o F1 Nostalgia.
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