A primeira corrida da jornada final da GP2, que decorre esta fim de semana no novo Autódromo de Portimão, deu a Nico Hulkenberg, já coroado campeão deste ano, mais uma vitória na temporada, numa corrida bem agitada, com o Safety Car a entrar por duas vezes em pista. A primeira aconteceu no inicio da corrida, quando uma carambola provocada por Javier Villa e Edoardo Mortara colocou o italiano e o venezuelano Johnny Ceccoto Jr. fora de prova.
Quando o Safety Car saiu de pista, Petrov, que tinha segurado a liderança na partida, não resistiu aos ataques de Nico Hulkenberg, o novo campeão da GP2, e passou para a frente. Contudo, na curva seguinte, o alemão abriu demais e permitiu que o piloto russo passase de novo para a liderança. Entretanto, Alvaro Parente tinha subido para a 14ª posição, aproveitando bem a carambola da primeira curva. Parando cedo (à oitava volta), voltou para subir mais algumas posições, aproveitando as paragens de outros pilotos.A 17 voltas do final, Parente ultrapassou Pérez na travagem para a primeira curva, chegando ao décimo posto, beneficiando logo de seguida do despiste de Clos para subir mais uma posição, ficando à porta dos lugares pontuáveis, até porque Michael Herck, então líder, ainda teria de parar. No entanto, no início da volta seguinte, Parente e o mexicano Sergio Pérez não conseguiram evitar uma colisão, quando o mexicano se colocou ligeiramente à frente de Parente na segunda curva, na tentativa de recuperar a sua posição. Chegava, assim, ao final a corrida de Parente, que amanhã voltará a ter vida difícil, ao largar da segunda metade do pelotão.
O SC entrava de novo na pista, e o brasileiro Luiz Razia, que tinha sido dos poucos que tinha ficado na frente durante mais tempo (os outros foram o romeno Michael Herck e o luso-angolano Ricardo Teixeira), foi para as boxes, passando a liderança para as mãos de Hulkenberg, que não mais a largou até à meta.
O italiano Luca Filippi, da Supernova, e o brasileiro Lucas di Grassi, da Racing Engeneering, completaram o pódio. Vitaly Petrov foi o quarto. Michael Herck terminou a prova na sexta posição, mas os comissários encontráram diversas irregularidades no seu carro, resultando na desqualificação do piloto. Isso fez com que o seu lugar ficasse nas mãos do japonês Kamui Koboyashi, enquanto que o oitavo posto foi parar às mãos do austroárabe Andreas Zuber.
Quanto a Parente, o facto de correr em casa não o inibiu de efectuar uma excelente corrida de trás para a frente, embora o final tenha sido aquele que menos esperava: "A corrida correu-me bem no início e pude recuperar muitos lugares, o que me permitiu alcançar o nono posto que, na verdade, se transformaria no oitavo, assim que o Razia parasse para realizar a sua troca de pneus", começou por dizer."Porém, quando o Dani Clos fez o seu pião na última curva, que se faz a fundo, tive que travar para o evitar e o Sergio Perez colocou-se ao meu lado. Ele ficou por dentro na primeira curva, mas na segunda era eu que tinha a trajectória e não levantei o pé. Tocámo-nos e acabámos por abandonar os dois. É pena porque amanhã podia arrancar da pole-position mas ele tinha espaço e eu já estava em cima do corrector, e estava em posição de defender a minha posição. Foi um acidente de corrida e eu voltava a agir da mesma forma", assumiu o piloto português.
A segunda corrida do fim de semana algarvio começa às 9:30 da manhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário