Ao mesmo tempo que a FIA anunciava esta manhã a entrada da Lotus no pelotão da Formula 1, através dos malaios da Proton (uma Lotus paraguaia, como chama hoje o Ico), a BMW Sauber era comprada por um fundo de investimentos chamado Qadbak Investments Ltd. Uma companhia-mistério, do qual pouca gente ouviu falar, para ser honesto. Pois bem, o site Grand Prix desvenda esta tarde um pouco quem são as instituições por detrás disto. E tem a ver com o Golfo.
A Qadbak Investments Ltd é uma empresa que está registada num dos paraísos fiscais existentes um pouco por todo o Mundo, como as Ilhas do Canal da Mancha (Gurnesey, Jersey), Ilhas Caimão, Gibraltar ou outros. Este mesmo fundo é a que esteve por detrás da compra, há dois meses atrás, da equipa de futebol Notts County, a mais antiga do mundo (fundada em 1863) e tem agora como director desportivo o ex-seleccionador inglês, mexicano e antigo treinador do Benfica, Sven-Goran Eriksson.
Aliás, o site palpita que o nome QADBAK não é mais do que um acrónimo de investidores de quatro países do Golfo Pérsico, ricos em petróleo: QAtar, Abu Dhabi, BAhrein e Kuwait. A companhia-chave por detrás deste fundo poderá ser o Al Thani Investment Group, cuja sede é no Dubai, mas os seus membros pertencem à familia real do Qatar. A acontecer, não seria nada novo, dado que nos últimos tempos, os paises do Golfo querem investir muito na industria automóvel. Prova disso é que o fundo soberano do Qatar quer comprar (ou já comprou) uma parte da Porsche.
Uma coisa é certa: apesar de hoje a FIA ter anunciado que a Lotus fica com a 13ª vaga, muitos tem a certeza de que a Sauber estará na formula 1 em 2010. E para isso pode haver três hipóteses:
1 - A FIA abre uma 14ª vaga para 2010. Improvavel, dado que tem de ter o apoio das equipas FOTA;
2 - Uma das três novas equipas (USF1, Campos e Manor/Virgin) não consegue estar pronta a tempo para correr em 2010. A Campos pode ser o elo mais fraco, pois as outras duas tem em teoria, parceiros mais fortes;
3 - O "Renaultgate", cuja sentença será lida no próximo dia 21, pode acabar com a explusão de Flávio Briatore e a subsequente retirada da marca do losanglo como construtora, ficando como fornecedora de motores. Nâo me admiraria nada que esta parte já esteja decidida, e a sentença seja um pró-forma.
Veremos. Mas todos nós sabemos que a Sauber continuará na Formula 1 em 2010.
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