domingo, 6 de setembro de 2009

WRC - Rali da Australia (Final)

Sebastien Löeb ganhou, mas foi penalizado. Mikko Hirvonen foi segundo, mas ganhou um ponto e é cada vez mais lider. Armindo Araujo viu "cair" o quarto lugar no seu colo e ser coroado campeão do Mundo de Produção. Bela madrugada, esta que foi vivida na Austrália!

A etapa de hoje começou com Hirvonen a abrir a estrada, o que significa que iria limpar as classificativas para quem vinha atrás, logo, os Citroen de Löeb e Sordo, que estavam a somente 0,1 segundos do piloto finlandês. Logo na primeira classificativa do dia, Löeb passou para a frente, enquanto que na luta pela quarta posição, um furo por parte de Jari-Matti Latvala deu esse lugar de bandeja para Sebastien Ogier.

Com poucas classificativas a serem disputadas hoje, Löeb controlou o avanço do seu rival, e acabou por vencer o Rali da Austrália, com 12,5 segundos de vantegem sobre Hirvonen e 17,1 segundos sobre Sordo. Assim, Löeb ganhava dois pontos a Hirvonen e mantinha a luta pelo comando do Mundial, pois ambos estavam separados por um ponto (76 contra 75).

Contudo... em poucas horas tudo mudava. Para pior, nos lados da Citroen. Os comissários desportivos verificaram os carros da marca do "double chevron" quando detectaram irregularidades na barra estabilizadora de todos os carros presentes: Löeb, Sordo e Ogier. Sendo assim, os carros foram penalizados em um minuto, o que significou que Mikko Hirvonen foi declarado vencedor do Rali. Löeb descia para a segunda posição, e Sordo mantinha o terceiro lugar. Quanto a Ogier, perdia o quarto posto a favor de Latvala.

Com dois ralis para terminar o campeonato (Catalunha e Pais de Gales), a liderança de Hirvonen alarga-se cada vez mais, passando agora para cinco pontos (78 contra 73) e caso não haja qualquer desistência, o piloto finlandês poderá ter dado um passo decisivo rumo a um inédito título de campeão mundial, quer para ele, quer para a Ford.


Na Produção, os metros finais de Armindo Araujo rumo ao campeonato foram tudo menos maravilhosos. Aliás, tudo indicava que ele não iria conseguir alcançar esse objectivo, até que na última classificativa, Araujo viu o Subaru Impreza de Toshi Arai parado na berma.



No final do rali, este resultado foi devidamente comemorado, pois era o corolário de três anos de trabalho, com alguns altos e baixos, e o piloto português conseguiu contar a emoção: “Esta foi uma meta que traçámos quando viemos para o Campeonato do Mundo. O objectivo era conseguir conquistar o título e depois de muito trabalho e sacrifício conseguimos. O Mundial não é fácil, mas graças a um grande empenho de toda a equipa, mesmo nas alturas mais complicadas, conseguimos hoje cumprir a nossa meta. Uma palavra muito especial de agradecimento para os meus patrocinadores, TMN, Galp e MCA, que sempre acreditaram em nós e por todo o apoio que nos deram”, finalizou, ao que tudo indica, o novo Campeão do Mundo de Produção.


Sim, a vitória está escrita no condicional, pois a desclassificação de Nasser Al-Attiyah do Rali da Acrópole está a ser discutida no Tribunal de Apelo, que se vai reunir dentro de um mês, a 6 de Outubro, para discutir este caso. Em principio, o apelo será rechaçado, mas tudo é possivel. "Estávamos dependentes do resultado aqui e da decisão em relação ao apelo do Nasser Al-Attiyah. Agora estamos apenas dependentes da decisão da FIA em relação ao apelo", afirmou. Caso o piloto qatari seja reclassificado, hipótese algo remota, o piloto do Qatar tem de conseguir ser sexto classificado no Pais de Gales para se sagrar campeão.

Sem comentários: