Hoje coloco o segundo dos quatro duelos internos analisados por Luis Vasconcelos na edição desta semana do Autosport português. Depois de ontem ter sido falado do duelo entre Lewis Hamilton e Jenson Button, na McLaren, hoje é dia de falar de um duelo com potencial escaldante, por se tratar de dois pilotos "latinos" o espanhol Fernando Alonso e o brasileiro Felipe Massa, que regressa à competição depois de um acidente na qualificação para o GP da Hungria, onde ficou fora de combate por meia temporada.
Assim sendo, eis a análise do jornalista português sobre os pilotos da marca do Cavalino Rampante:
"A equipa tem um dos mais fascinantes conjuntos de pilotos de todo o plantel. A tão ansiada chegada de Fernando Alonso a Maranello finalmente concretizou-se e o espanhol tudo tem feito para ter a certeza que não poderá ser acusado de criar qualquer problema interno na Ferrari, sabendo que a imprensa britânica está com os olhos postos em si depois dos problemas que teve na McLaren em 2007.
Claro que teria sido um pouco mais interessante se Alonso tivesse de medir forças com Raikonnen na mesma equipa, pois por muito que Felipe Massa tenha melhorado como piloto, ainda é dificil colocá-lo no mesmo 'campeonato' do finlandês, de Alonso ou de Hamilton. Contudo, não existem dúvidas que Massa tem o que é preciso para ser Campeão Mundial e Alonso terá de guiar ao seu melhor nível se quiser bater o brasileiro. Massa tem o seu próprio 'casulo' dentro da Ferrari e necessita constantemente que o seu engenheiro de pista, Rob Smedley, o oriente e lhe instigue confiança quando está ao volante, mas este vínculo é também uma vantagem para o brasileiro quando a Ferrari tem um carro ganhador, como parece ser o caso deste ano.
Alonso tem como engenheiro de pista Andrea Stella, que trabalhou - mas não gostou de o fazer - com Raikonnen em 2009. Stella também já afirmou ter ficado impressionado com a quantidade de informação técnica que o espanhol proporciona.
Até agora, ajudado por melhores condições climatéricas e pelo programa técnico establecido, Alonso tem sido o piloto que tem feito os tempos por volta mais impressionantes e o seu andamento em voltas lançadas e a consistência nas séries mais longas conquistaram a equipa, demonstrando que é capaz de conduzir a Ferrari até grandes feitos.
Mas Massa também tem sido rápido e consistente e, por isso mesmo, a luta entre ambos vai ser muito interessante de seguir.
Massa deverá ser dificil de bater em qualificação, mas Alonso deverá ter uma palavra preponderante em corrida."
Amanhã será o dia de falar sobre a dupla da Mercedes: o regressado Michael Schumacher e o mais juvenil Nico Rosberg.
Assim sendo, eis a análise do jornalista português sobre os pilotos da marca do Cavalino Rampante:
"A equipa tem um dos mais fascinantes conjuntos de pilotos de todo o plantel. A tão ansiada chegada de Fernando Alonso a Maranello finalmente concretizou-se e o espanhol tudo tem feito para ter a certeza que não poderá ser acusado de criar qualquer problema interno na Ferrari, sabendo que a imprensa britânica está com os olhos postos em si depois dos problemas que teve na McLaren em 2007.
Claro que teria sido um pouco mais interessante se Alonso tivesse de medir forças com Raikonnen na mesma equipa, pois por muito que Felipe Massa tenha melhorado como piloto, ainda é dificil colocá-lo no mesmo 'campeonato' do finlandês, de Alonso ou de Hamilton. Contudo, não existem dúvidas que Massa tem o que é preciso para ser Campeão Mundial e Alonso terá de guiar ao seu melhor nível se quiser bater o brasileiro. Massa tem o seu próprio 'casulo' dentro da Ferrari e necessita constantemente que o seu engenheiro de pista, Rob Smedley, o oriente e lhe instigue confiança quando está ao volante, mas este vínculo é também uma vantagem para o brasileiro quando a Ferrari tem um carro ganhador, como parece ser o caso deste ano.
Alonso tem como engenheiro de pista Andrea Stella, que trabalhou - mas não gostou de o fazer - com Raikonnen em 2009. Stella também já afirmou ter ficado impressionado com a quantidade de informação técnica que o espanhol proporciona.
Até agora, ajudado por melhores condições climatéricas e pelo programa técnico establecido, Alonso tem sido o piloto que tem feito os tempos por volta mais impressionantes e o seu andamento em voltas lançadas e a consistência nas séries mais longas conquistaram a equipa, demonstrando que é capaz de conduzir a Ferrari até grandes feitos.
Mas Massa também tem sido rápido e consistente e, por isso mesmo, a luta entre ambos vai ser muito interessante de seguir.
Massa deverá ser dificil de bater em qualificação, mas Alonso deverá ter uma palavra preponderante em corrida."
Amanhã será o dia de falar sobre a dupla da Mercedes: o regressado Michael Schumacher e o mais juvenil Nico Rosberg.
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