terça-feira, 2 de novembro de 2010

Williams vai forncer caixas de velocidades à Hispânia. E mais quê?

A noticia de hoje sobre o facto da Williams ira fornecer caixas de velocidades para a Hispânia pode ter surpreendido muita gente, mas eu pessoalmente não fiquei muito. Já tinha referido isso na semana passada, quando falei no rumor de que a equipa de José Ramon Carabante e Colin Kolles teria feito um acordo para a aquisição do chassis TF110 e as instalações da Toyota em Colónia, entre outros.

Contudo, ao ver as reacções de muitos dos que escrevem na blogosfera automobilistica, e todos eles muito diferentes, fiquei a pensar no que é que a Hispania pode ter na manga. Todos os exercícios são especulativos até agora, mas uma coisa é certa: desde Monza que não ouvimos noticias especulações e boatos sobre o possivel fim da equipa. Desde o inicio de Setembro, ou seja há coisa de dois meses que tudo o que oiço são noticias de... aquisições. Nova caixa, novo chassis, etc. E claro, de onde é que vem esse dinheiro.

Fala-se que José Carabante pagou cerca de 60 milhões pelas instalações e pelo chassis e direitos de propriedade do TF110, resta saber quem é que pagou essa conta porque, como é publico, o grupo espanhol não nada em dinheiro. Fala-se também na ideia de uma fusão ou venda da licença da Hispania para a Epsilon Euskadi, de Joan Villadelprat, que assim veria concretizado o seu sonho de entrar na Formula 1. Mas essa ideia só seria válida se não existisse a "estória" das instalações da Toyota em Colónia.

Já ouvi também a ideia de que a Hispania poderá ter feito uma espécie de acordo com a Toyota, em que seriam uma testa de ferro da marca até um possivel regresso num futuro mais ou menos distante, que fariam algo semelhante ao que fez a Honda em meados da década de 90, quando colocou a preparadora Mugen a mexer nos motores Honda, com algum sucesso, diga-se. Mas eu não acredito nada nisso, porque a ideia agora da marca japonesa é... Le Mans. E talvez a nova DTM. Nem as especulações sobre um possivel regresso aos ralis se concretizaram até agora.

Em suma: é tudo especulativo, mas uma coisa é certa, parece que a equipa onde está Colin Kolles está a fazer tudo para correr em 2011, ao contrário do que muitos falam, previam e acreditavam...

Sem comentários: