sábado, 6 de novembro de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 18, Brasil (Qualificação)

O Sábado brasileiro prometia chuva em Interlagos, e assim aconteceu. E normalmente, este tipo de tempo promete sempre algum capitulo inesperado, no sentido de baralhar as ideias preconcebidas que temos da grelha e dos habituais favoritos ao lugar, especialmente numa altura destas, onde ainda temos quatro candidatos ao título.

O treino começou com os pilotos sairem com pneus intermédios, a tentarem marcar um tempo que os permitisse ficar na frente e ter hipóteses para mais diante. No final de uma Q1 sem história, os que ficaram para trás continuaram a ser os do costume: os Lotus, os Virgin e os Hispania, para além do carro da Force India, desta vez o do Adrian Sutil.

O Q2, com a pista molhada, mas sem chuva, logo, os pilotos andavam com pneus intermédios. Contudo, a velocidade ao qual a pista secava fazia com que os pilotos tentariam fazer a melhor tempo possivel naquelas condições que estavam em constante mudança. Assim sendo, os tempos foram apertados e aquela qualificação foi fortemente disputada, apesar dos Red Bull conseguirem os dois melhores tempos e Fernando Alonso ficar logo atrás. Mas mais atrás, Jenson Button falhava a passagem para a Q3, com o 11º tempo e Felipe Massa tinha enormes dificuldades para o conseguir, ficando com o lugar que ele queria, o 10º tempo...

E com o começo do Q3, a pista secava ainda mais, com a tal linha seca a aparecer em certas partes, mas não o suficiente para que os pilotos desistissem de usar os pneus intermédios. Pelo menos no começo, os tempos começavam a baixar, quando Fernando Alonso abriu as hostilidades. A meio da Q3, todos começavam a colocar pneus slicks, para arriscaram a sua sorte. O primeiro foi o Renault de Robert Kubica, mas depois despistou-se na Subida do Lago.

Contudo, enquanto todos nós olhávamos para a Red Bull e para Lewis Hamilton, e ao mesmo tempo que Fernando Alonso estava a ser discreto, um "rookie" alemão estava a fazer a sua melhor performence na Formula 1. Sem cometer erros, sendo perfeito, aproveitou perfeitamente as condições do tempo para fazer três voltas perfeitas e a pole-position. Esse piloto era Nico Hulkenberg, e pela primeira vez desde 2007, um rookie era o "poleman" e ele dava à Williams a sua primeira pole-position desde 2005. Um segundo atrás do resto da concorrência, ainda mais impressionante.

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É fantástico, ainda não consigo acreditar que consegui. Sair com os pneus slick foi, obviamente, a melhor decisão. O meu engenheiro disse-me que eu ainda tinha uma última volta por isso tirei tudo o que podia do carro, tentando não ir para as partes molhadas da pista. Era fácil cometer um erro mas aquela volta foi em cheio. Foi um grande momento para nós", referiu momentos depois, na conferência de imprensa.

Amanhã a corrida será em piso seco e provavelmente as coisas voltarão ao normal. Os pilotos da Red Bull terão a sua grande hipótese de vencer a corrida e colocar o título na sua direcção, com Fernando Alonso a tentar contrariar essa tendência. Mas agora com o factor Hulkenberg em jogo, até que ponto é que isto vai ser importante nas contas do título?

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