O Rali da Sardenha de 2011 está a ser marcante em todos os aspectos. Desde o anuncio oficial da Volkswagen, que em 2013 participará nas classificativas em pé de igualdade com Ford, Citroen e Mini, até aos primeiros quilómetros oficiais do Mini Countryman WRC, onde não fazem feio, apesar da prematura desistência de Chris Meeke.
Mas o Rali da Sardenha está a ser duro para os carros e imperdoável aos que erram. Se já mostrei o despiste de Jari-Matti Latvala na primeira especial, outros pilotos também já desistiram. Chris Meeke, depois de chegar a andar no terceiro posto, teve um toque numa pedra na terceira classificativa e despistou-se - embora volte amanhã no modo Superrally -,enquanto que o russo Evgueny Novikov, que chegou a ser terceiro no seu Ford Fiesta inscrito pela Stobart, sofreu também um forte acidente na oitava especial, caindo da ribanceira abaixo.
Em relação ao dia competitivo, este começou com o Citroen de Petter Solberg a liderar, seguido do Ford de Hirvonen e dos Citroen de Sebastien Ogier e Sebastien Löeb. O heptacampeão do mundo, por abrir a estrada, poderia sair dali prejudicado, como habitualmente acontece aos que abrem a estrada, mas à medida que o dia avançava e os outros tinham problemas ou despistavam-se, o francês conseguia recuperar tempo, chegando à liderança no final da quarta especial.
A partir daqui, Löeb foi pressionado por Mikko Hirvonen, com Petter Solberg e Sebastien Ogier a observar, mas na sétima especial, Hirvonen tem um furo e atrasa-se, deixando o heptacampeão do mundo a respirar melhor, conseguindo uma vantagem de quase um minuto sobre o finlandês da Ford. Na última especial do dia, Löeb venceu, com Ogier a abrandar e cair para o quarto posto, deixando o segundo lugar nas mãos de Petter Solberg.
Quanto à Mini, Dani Sordo está a levar a sua água ao moinho, sendo sexto classificado no final do primeiro dia. Não muito longe anda Armindo Araujo, que optou por uma largada cautelosa, no sentido de se adaptar à nova configuração do Mini Countryman WRC, mas tem estado a recuperar e a aproveitar as desistências dos pilotos da frente para chegar ao final do dia na 11ª posição, mesmo à porta dos pontos.
Já Bernardo Sousa, o piloto madeirense é quinto na categoria SWRC, liderado pelo estónio Ott Tanak (surpreendente sétimo na geral!) com o checo Martin Prokop e o finlandês Juho Hanninen nos lugares seguintes na geral. Em termos de classificação geral, Sousa é 15º, a seis minutos e 21 segundos de Löeb.
O Rali da Sardenha prossegue amanhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário