O dia de hoje em Istambul está a ser marcado pela chuva que cai com alguma insistência no circuito, e que provavelmente irá continuar assim no domingo, dia da corrida. Essa chuva, como viram, causou o despiste de Sebastien Vettel na primeira sessão de treinos, e os danos do carro foram mais do que suficientes para que não alinhasse na segunda sessão do dia.
Contudo, ao mesmo tempo que o piloto alemão se despistava, o Ferrari de Fernando Alonso era o melhor na pista turca, aproveitando um momento onde a chuva abrandou para montar pneus intermédios e conseguir o tempo de 1.38,670 segundos, 1,2 segundos mais rápido do que o segundo e o terceiro melhores, os Mercedes de Nico Rosberg e Michael Schumacher.
Logo a seguir ficaram os Renault de Nick Heidfeld e Vitaly Petrov, que andaram bem na chuva e ficaram na frente do Sauber de Kamui Kobayashi e do segundo Ferrari de Felipe Massa. Surpeeendente foi o andamento do terceiro piloto da Toro Rosso, Daniel Ricciardo, que conseguiu ser o oitavo colocado nesta primeira sessão, bastante melhor do que outros terceiros pilotos como Nico Hulkenberg, ainda assim num respeitável décimo posto e o melhor Force India.
Nesta primeira sessão, os McLaren de Lewis Hamilton e Jenson Button praticamente não marcaram tempo, mas na segunda sessão, disputada com pista seca, foi o contrário: Button foi o melhor, Lewis Hamilton foi o terceiro, batido apenas pelo Mercedes de Nico Rosberg. Aliás, os motores Mercedes focaram com as duas primeiras filas, dado que Michael Schumacher fez o quarto tempo.
Atrás dos Mercedes ficou o segundo Red Bull de Mark Webber e o Ferrari de Felipe Massa, que com o seu sexto tempo foi melhor do que o seu companheiro Fernando Alonso, apenas 11º. Mas os testes de hoje servem normalmente para marcar tempo fazer afinações e testar outras soluções para o final de semana, portanto, é tudo relativo.
Mais para o final do pelotão assiste-se ao duelo entre Lotus e Williams para saber se a equipa de Norfolk consegue ultrapassar a de Grove, dado que nesta sessão, a diferença entre Rubens Barrichello, o 16º, e de Jarno Trulli, o 17º, foi de pouco mais de meio segundo, o que começa a ser importante. A ver se isto continua na qualificação...
Nesta segunda sessão, apesar do asfalto seco, os corretores não estavam e sempre que alguém pisava-os, entrava em despiste, principalmente na Curva oito. O maior desses contemplados foi Pastor Maldonado, que a bordo do seu Williams chegou até a dar um ligeiro toque à saída dessa curva.
Amanhã é dia de qualificação, e vai-se ver até que ponto estes tempos nos treinos livres se coadunam na grelha de partida do Grande Prémio.
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