sábado, 7 de maio de 2011

GP2 - Ronda 1, Turquia: Grosjean vence na abertura

O fim de semana turco é palco das rondas iniciais de dois campeonatos que costumam seguir com a Formula 1: a GP2 e a GP3. Na corrida da segunda categoria, um ex-piloto de formula 1 deu nas vistas e venceu: o franco-suiço Romain Grosjean, no carro da DAMS, foi o primeiro vencedor do ano em Istambul, numa luta que teve com o ART do britânico Sam Bird, que ficou na frente de outro francês, Jules Bianchi.

Foi uma corrida movimentada, como costuma ser este tipo de competição, com acidentes em catadupa. Começou com um espectacular acidente envolvendo o suiço Fabio Leimer, o mexicano Esteban Gutierrez e britânico Max Chilton, com Leimer a levantar voo após contacto com o carro da Ocean, pilotado pelo alemão Kevin Mirocha, que conseguiu prosseguir em prova. Quando o Safety Car regressou às boxes, Grosjean manteve a liderança, mas foi nessa altura que Sam Bird chegou ao segundo posto e começou a luta pela liderança.

Na volta 16, o Safety Car entrou de novo na pista devido a um acidente causado pelo Ocean de Johnny Ceccoto Jr. que quando fazia a Curva 8, perdeu o controle do seu veiculo e bateu na parte de trás do carro de Luca Filippi, forçando ao abandono dos dois pilotos. Foi nessa altura que Grosejan e Bird pararam nas boxes no mesmo momento e regressaram à pista pela mesma ordem, numa que mantiveram até ao final, ainda que o britânico tenha dado o máximo para que Grosjean cometesse um erro, o que não aconteceu.

O holandês Giedo van der Garde foi quarto, logo na frente do "rookie" monegasco Stefano Coletti e do brasileiro Luiz Razia, que deu os primeiros pontos para a Team Caterham, de Tony Fernandes. Amanhã, a grelha será invertida, o que implica mais lutas pela vitória e por mais pontos.

Sem comentários: