E depois de um mês de ausência, começou esta tarde aquele que é um dos ralis mais miticos do Mundial WRC: o rali da Finlândia. Aquele que todos os vencedores, menos quatro, foram finlandeses, demonstrando o aspeto unico deste rali que já se chamou de Mil Lagos.
E esta tarde decorreram as três primeiras classificativas deste rali, com um grupo de três pilotos a tentarem destacar-se. Dois Sebastiões, ambos franceses, estão nos dois primeiros lugares, mas os pilotos da casa não os largam, com Jari-Matti Latvala no terceiro posto porque quis, pois admitiu ter abrandado para partir amanhã ao ataque.
E mesmo que hoje só tenham acontecido três classificativas, já houve estragos entre os da frente. Mikko Hirvonen, o piloto da Ford, teve um despiste na especial de abertura quando o motor so seu carro calou e perdeu o controlo do seu carro de traseira, levando-o a bater contra uma árvore. Resultado: travões e suspensão danificadas e a perda de dois minutos na geral.
Atrás de Latvala encontra-se outro piloto local, Jari Ketomaa. Este teve um arranque canhã, sendo o primeiro lider da geral, antes de ser superado pelos Citroen oficiais. Agora a diferença para a liderança é de 12,8 segundos, com o norueguês Petter Solberg atrás de si, na quinta posição. Dani Sordo surpreende com o seu Mini John Cooper Works no sexto posto, pois esta temporada que está a fazer é a "meio gás", pois é a primeira do chassis. E está na frente do estónio Ott Tanak, que é o melhor dos S2000.
Mads Ostberg é o oitavo, na frente de do segundo Mini de Chris Meeke e de Juho Hanninen, no seu Skoda Fabia S2000, estando na frente de Henning Solberg, Matthew Wilson e Kimi Raikonnen, na 13ª posição.
Quanto aos pilotos portugueses, Armindo Araujo está a ter uma toada cautelosa, estando agora na 26ª posição, a quase um minuto e meio do lider, e tentando cumprir o seu objetivo: levar o carro até ao final sem qualquer arranhão.
"Sabíamos à partida que seria complicado lutar com pilotos que andam muito rápido nesta prova e por isso não queremos, de forma alguma, entrar em exageros. Queremos evoluir a nossa prestação de forma gradual e sinto que temos possibilidade de o fazer até final, ainda que isso nos tenha custado já muitas posições na geral. Não estamos preocupados com a classificação e o que nos importa mesmo é aprender o mais possível. Ainda há muito rali pela frente e sentimo-nos confiantes", disse o piloto de Santo Tirso à Autosport portuguesa.
Já Bernardo Sousa está a ter problemas de transmissão com o seu Ford Fiesta S2000, ficando apenas com a tração traseira. Com isso, já perdeu mais de dois minutos, caindo para a 39ª posição da geral. "E complicado sempre que surgem problemas, mas em parte ainda bem que foi hoje pois as classificativas seguintes eram pequenas, o tempo que perdemos para alguns dos nossos mais directos adversários ainda é recuperável e temos ainda boas possibilidades de subir muitos lugares no dia de amanhã, portanto, nem tudo é negativo. Teria sido pior se o problema surgisse por exemplo na primeira classificativa de amanhã no início da etapa. Assim temos um novo objectivo na nossa participação que é voltar amanhã a ocupar um lugar dentro dos cinco primeiros. Amanhã é outro dia. Quero terminar no melhor lugar possível para não perder de vista o objectivo dos pontos de que necessitamos.", afirmou.
Já sobre o Rali em si, o piloto é peremptório: "Só quem já fez o Rali da Finlândia poderá dar opiniões válidas sobre o mesmo. São muitos quilómetros a fundo, com zonas de muito fraca visibilidade e sequências de saltos incríveis. A concentração necessária e o trabalho de equipa são colocados a níveis de exigência extrema. A minha opinião sobre todos os que aqui vencem mudou radicalmente a partir desta minha participação. A Finlândia é sem dúvida um dos mais difíceis ralis do mundo, se não, mesmo o mais difícil."
O rali da Finlândia prossegue amanhã com mais oito classificativas.
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