quinta-feira, 28 de julho de 2011

5ª Coluna: A pouco compreendida renovação de Mark Webber

Está quase confirmada a renovação de Mark Webber para a temporada de 2012 na Red Bull. Se para alguns pode ser coisa boa, manter a mesma dupla desde a temporada de 2009 (quatro temporadas consecutivas) para outros, é algo pouco compreensivel que a equipa recompense um piloto que liga pouco - muito pouco mesmo - às ordens de equipa e não seja um escudeiro obediente de Sebastian Vettel.

Aliás, bem vistas as coisas no cômputo geral da Formula 1, os lugares para o ano que vêm no pelotão da Formula 1 estão quase todos preenchidos. Somente a indecisão referente à recuperação de Robert Kubica e os lugares da Hispânia (agora HRT) é que estão vagos. Isso significa que, para quem quer um lugar ao sol, ou para quem quer mudar de ares, vão ter de esperar um ano, a não ser que alguém seja despedido ou se retire de competição. Hoje mesmo, a título de exemplo, a Sauber anunciou que iria manter a sua atual dupla, constituida por Kamui Kobayashi e Sergio Perez, para a próxima temporada.

É certo que, neste campo em particular, há muita gente que queria ver Mark Webber por trás das suas costas, por não ser o "carneiro obediente" que todos gostariam que fosse, mas há razões para tal. Uma delas é a confiança que o "big boss" da Red Bull, Dieter Mateschitz, tem sobre ele. Ao contrário de Helmut Marko, que tem em cargo a academia da Red Bull e que quer ver os seus pilotos no topo. Provavelmente os seus planos para 2012 passariam pela retirada de Webber e a ascensão de um dos pilotos da Toro Rosso, Sebastien Buemi ou Jaime Alguersuari, encaixando Daniel Ricciardo na Toro Rosso.

Mas a realidade atrapalhou esses planos: Webber está em boa forma, está nas boas graças de Mateschitz, e a adaptação de Daniel Ricciardo na Formula 1 - a Red Bull pagou quatro milhões de euros para o colocar na Hispania - não está a ser tão maravilhosa quando pintavam de inicio. Portanto, optou-se pela solução mais conservadora, e segundo alguns "insiders", elevou a tensão entre Mateschitz e Marko.

E em 2012, Webber terá mais um ano de carreira na Red Bull e na Formula 1. Eventualmente será a última temporada do australiano, mas o que é interessante nisto tudo é que estamos em julho, e é a primeira vez em muito tempo que não vejo um plantel definido tão cedo na temporada. Mas é também sabido que em 2012 que os contratos de muitos pilotos deste pelotão acabarão, incluindo muitos dos da frente: Lewis Hamilton, Jenson Button, Nico Rosberg são três deles. E claro, Mark Webber. Poderá ser um ano interessante em termos de "dança de cadeiras", não acham?

Sem comentários: