sexta-feira, 29 de julho de 2011

WRC 2011 - Rali da Finlândia (Dia 2)

Foi um segundo dia de Rali da Finlândia muito disputado entre os Citroen e o Ford de Jari-Matti Latvala. Sebastien Löeb e Sebastien Ogier degladiaram-se entre si pelo comando do rali, contra o Ford de Latvala, que tenta defender a honra finlandesa, já que o seu companheiro Mikko Hirvonen estava em recuperação do atraso de mais de dois minutos que o seu despiste na tarde de ontem tinha causado. No final, a diferença entre os dois Sebastiões é de apenas... 1,5 segundos. "Tentei pilotar bem... sabia qual era a margem que queria ter [no final do dia]", referiu Ogier no final da etapa aos microfones da World Rally Radio.

Latvala está mesmo atrás deles, a 2,6 segundos do lider, e quer muito vencer em casa. Com um ritmo muito forte ao longo de todo o dia, abrandou perto da meta para garantir uma posição mais favorável na estrada amanhã, porque... no meio de tudo isto, até as condições meteorológicas poderão ter uma palavra decisiva nos resultados finais.

Já um pouco mais distante, a 29,2 segundos, está o norueguês Petter Solberg, no seu Citroen DS3 WRC, e está a rodar de forma algo isolada, pois o seu compatriota Mads Ostberg é o quinto classificado, a cerca de meio minuto de Solberg e a um minuto da liderança. E a sexta posição é ocupada por um dos pilotos do dia: Mikko Hirvonen. O piloto da Ford venceu cinco das especiais que compunham o dia de hoje depois de ontem ter sido atrasado em dois minutos pelos seus problemas com o carro.

Dani Sordo e Chris Meeke rodam algo juntos no sétimo e oitavo postos, com os seus Mini John Cooper Works oficiais, a fazer uma prova consistente e cuidada, mas não perdendo a sua velocidade. Juho Hanninen, recém-vencedor da prova açoriana do IRC, é o nono classficado da geral com o seu Skoda Fabia S2000 e lidera a classe SWRC. A fechar os lugares pontuáveis está Henning Solberg, no seu Ford Fiesta WRC, a dois minutos e seis segundos do lider, e tem Matthew Wilson e Kimi Raikonnen à sua perna.

Já em relação aos portugueses, Armindo Araujo conquistou algumas posições na sua toada cautelosa, e agora está na 20ª posição da geral, enquanto que Bernardo Sousa está cinco posições mais abaixo, e é o sexto classificado na categoria SWRC. "Foi mais uma etapa em que conseguimos superar as dificuldades do rali. Estamos em sexto, e apesar de termos procurado subir o ritmo, temos sempre em mente que terminar é obrigatório para as nossas pretensões no campeonato, e como já disse, os riscos maiores vão ter de ficar reservados para as próximas provas do WRC", referiu.

O Rali da Finlândia termina amanhã.

Sem comentários: