sábado, 30 de julho de 2011

WRC 2011 - Rali da Finlândia (Final)

Aos 37 anos, Sebastien Löeb anda cada vez mais a bater recordes e a alcançar algo que parecia ser inalcançável por parte de outros pilotos não-nórdicos, pelo menos na Finlândia. Só que o heptacampeão do mundo continua a bater recordes, e hoje conseguiu mais um: o de ser o primeiro estrangeiro a conseguir vencer o Rali da Finlândia por duas vezes. Mesmo sendo assediado por Sebastien Ogier e por Jari-Matti Latvala, não cometeu qualquer erro e venceu a prova, a 65ª da sua carreira e a quarta do ano.

"Sabe muito bem, foi uma prova bastante difícil. Limpámos a estrada por três dias e continuámos a ser os mais rápidos no final. Tivemos de lutar bastante até ao final, pelo que pode ser considerada a maior vitória", referiu Löeb quando cruzou a meta.

A chave para a vitória neste rali acabou por ser a chuva. Com isso, os troços acabaram por ficar mais escorregadios e mais favoráveis para o que estava na frente, pois permitiu resistir aos ataques de quem vinha atrás dele. No final, a diferença entre ele e Jari-Matti Latvala foi de 8,1 segundos, com Sebastien Ogier a fechar o pódio, depois de se atrasar devido a um furo.

Mikko Hirvonen, depois do seu acidente no primeiro dia, que o fez mergulhar para o meio da tabela, acabou por fazer uma recuperação impressionante, acabando por passar Petter Solberg e ficar com o quarto lugar, a um minuto e nove segundos de Löeb. Logo a seguir ficou Solberg, o primeiro de três noruegueses a ficarem classificados. Depois de ele ficaram Mads Ostberg e Henning Solberg, o irmão mais velho de Petter, ambos da Stobert-Ford. Depois veio Matthew Wilson, no oitavo posto, na frente de Kimi Raikonnen, que conseguiu pontuar no seu rali natal. Juho Hanninen foi o melhor dos S2000 e ampliou a sua liderança no SWRC, além de ter conseguido um ponto para o campeonato.

O último dia do Rali da Finlândia foi marcado pelas desistências dos Mini oficiais, devido a problemas de sobreaquecimento. Dani Sordo de Chris Meeke andaram sempre nos pontos, mostrando o potencial deste carro, preparado pela Prodrive, que participou no seu segundo rali desde a sua apresentação, no inicio deste ano.

Quanto aos pilotos portugueses, Armindo Araujo também teve os mesmos problemas de sobreaquecimento que sofreram os Mini oficiais, mas decidiu acabar o rali, e o fez na 20ª posição, pois era esse o seu grande objetivo: aprender. E quanto a Bernardo Sousa, também chegou ao fim um pouco mais atrás, na 24ª posição, mas sexto na classificação dos SWRC, conseguindo juntar alguns pontos no campeonato.

Na classificação geral, Löeb é o lider, agora com 171 pontos, contra os 144 de Mikko Hirvonen. Sebastien Ogier tem agora 140, contra os 94 de Jari-Matti Latvala. O próximo rali do Mundial é o da Alemanha, que vai acontecer de 18 a 21 de agosto.

Sem comentários: