De forma surpreendente - ou talvez não - a Toro Rosso anunciou esta tarde que os pilotos de 2012 serão o francês Jean-Eric Vergne e o australiano Daniel Ricciardo, substituindo os anteriores pilotos, o espanhol Jaime Alguersuari e o suiço Sebastien Buemi, que após dois anos de bons serviços, embora não tenham deslumbrado, foram corridos dali sem apelo, nem agravo.
"Ao longo do ano que passou, tanto o Daniel como o Jean-Eric mostraram o seu valor e espero que eles possam dar uma contribuição significativa para a performance da equipa no próximo ano. O Daniel tem o benefício de já ter competido em grandes prémios este ano [na Hispania Racing], enquanto o Jean-Eric provou que pode adaptar-se rapidamente às exigências de um carro de Fórmula 1", começou por afirmar Franz Tost no comunicado oficial.
Quanto aos pilotos que estiveram anteriormente na equipa, Tost expressou o seu agradecimento pelos serviços prestados, mas afirmou que agora é tempo de eles seguirem adiante, pois o objetivo da equipa, como subsidiária da Red Bull é o de levar jovens pilotos á categoria máxima do automobilismo:
"Devo agradecer ao Sébastien Buemi e ao Jaime Alguersuari por todo o seu trabalho árduo ao longo dos três últimos anos. Conseguiram algumas excelentes prestações que ajudaram a equipa a dar um passo em frente e a evoluir. Desejo-lhes felicidades para o futuro. Contudo, temos de nos lembrar que quando a Scuderia Toro Rosso foi criada em 2005, teve como intenção ser o degrau de acesso à Fórmula 1 para os mais jovens no programa de jovens pilotos da Red Bull. Assim, faz parte da cultura da equipa mudar a sua dupla de pilotos de tempos a tempos de forma a alcançar esse objetivo", acrescentou.
Daniel Ricciardo, que por estes dias tinha sido falado como uma hipótese para a Caterham, agradeceu à Toro Rosso pela oportunidade concedida, depois de maio ano ao serviço da Hispania Racing:
“Esta está a ser uma grande oportunidade para mim, algo que queria desde o momento em que comecei a participar nos treinos livres de sexta-feira no inicio desta temporada", começou por dizer o piloto australiano. “Para ser honesto, ainda estou excitado com estas noticias. Juntar-me à Scuderia Toro Rosso foi sempre o meu objetivo", concluiu.
Já Vergne, campeão da Formula 3 britânica em 2010, já teve uma experimencia com os carros da STR nos treinos livres de três das quatro últimas corridas da temporada que terminou há algumas semanas: "Estou pronto para este novo desafio, mesmo sabendo que existe uma grande diferença entre os testes e a corrida propriamente dita", afirmou.
Daniel Ricciardo nasceu a 1 de julho de 1989 em Perth e começou a andar em monolugares em 2005, na Formula Ford australiana. Depois passou pela Formula BMW Asia, Formula Renault 2.0, onde foi campeão da WEC em 2008 e vice-campeão na competição europeia. Em 2009, vai correr na Formula 3 britânica, pela Carlin, e vence o título, para passar em 2010 para a World Series by Renault 3.5., onde foi vice-campeão. Nessa altura, já fazia parte da Academia da Red Bull, onde teve a oportunidade de experimentar um carro de Formula 1 no "rookie test" de Abu Dhabi. Depois de alguns bons resultados, ficou na Toro Rosso no inicio de 2011, como terceiro piloto. A partir do GP da Grã-Bretanha, arranjou um lugar na Hispania Racing, correndo na segunda parte da temporada.
Já Jean-Eric Vergne nasceu a 25 de abril de 1990 na localidade de Pontoise, não muito longe de Paris. Começou a correr em 2001 no karting, onde se tornou vice-campeão nacional em 2004. No ano seguinte, foi vice-campeão europeu, atrás do britânico James Calado, e em 2006, participou na final do campeonato do mundo, onde terminou na sétima posição.
Em 2007, passou para os monolugares, começando a correr na Formula Renault Campus, em França, vencendo por seis vezes e alcançando cinco pole-postions, acabando por ser campeão. No ano seguinte, passou para a Formula Renault 2.0, correndo pela SG Formula, e em simultâneo pela Eurocup e pela WEC, a competição destinada à Europa Ocidental. Depois de uma boa temporada, onde acabou na quarta posição na WEC, com três pódios, em 2009 repetiu a experiência, acabando em ambas as competições na segunda posição.
Em 2010, já apoiado pela Red Bull, Vergne passou para a Formula 3 britânica, ao serviço da Carlin, onde venceu treze corridas e conquistou o campeonato a duas rondas do seu final, tornando-se no primeiro francês a fazê-lo.
No final dessa temporada, fez seis provas na World Series by Renault, pela Tech 1 Racing, em substituição do neozelandês Brandon Hartley. Vergne subiu ao pódio por quatro vezes e venceu uma corrida, em Silverstone, amealhando pontos suficientes para terminar o ano na oitava posição. Manteve-se em 2011 na World Series by Renault, desta vez a correr ao serviço da Carlin, e aí mostrou a sua rapidez, vencendo em cinco corridas e subindo ao pódio em mais quatro ocasiões, acabando como vice-campeão, batido pelo canadiano Robert Wickens.
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