quinta-feira, 15 de março de 2012

Red Bull para a Motorspirit

(...) Em 2011, Sebastian Vettel e a Red Bull levaram tudo: vitórias, pole-positions, os títulos de construtores. O Red Bull RB7 certamente ficará nos anais da História, a par de uma Mercedes W196, uma Lotus 72 ou uma McLaren MP4/4. Mas como dizia o escravo romano na quadriga do seu imperador, no desfile da vitória: "sic transit gloria mundi", a glória é efémera. É muito raro manter o ritmo num terceiro ano seguido. Só tivemos a Ferrari na década passada, e antes disso, tivemos Juan Manuel Fangio, mas ele sempre saltou de carro para carro, sempre conseguindo a melhor montada.

O grande objetivo de Mateschitz, Newey, Horner, Marko e Vettel é o terceiro título, aquele que faz a fronteira entre o excelente e o lendário. Só dois pilotos conseguiram três títulos de seguida, e fizeram-no com 50 anos de diferença cada um. Ver repetir a tarefa, menos de uma década depois, seria algo impensável... mas único. Mas o RB8 será um digno sucessor do RB7? Tudo indica que sim, parece que não vai envergonhar a herança. Contudo... o fato de Adrian Newey ter desenhado - e apresentado - uma "versão B" do carro, fortemente modificado, poderá demonstrar que há problemas nele. 

Não creio. Acho até que deve ser um aperfeiçoamento de um projeto, para melhor. (...)

O Daniel Machado, dono do blog Motor Spirit, anda a pedir a muito do pessoal desta blogosfera automobilistica para que escrevam algumas impressões sobre as dez equipas do Mundial de Construtores e respectivos pilotos. Alguns, como o Ron Groo (Force India), o Eduardo Casola Filho (Sauber) e o Marcos Antônio (Williams) já deixaram as suas impressões sobre algumas das equipas do pelotão, e a mim, quando vi que do vasto leque ainda ninguém tinha escolhido a Red Bull, decidi imediatamente escrever sobre eles.

Foi um prazer escrever sobre isto e para ele, cujo blog é recente, mas que pretende o seu lugar ao sol. Pelo andamento da carruagem, como dizemos por aqui, está no bom caminho.

Sem comentários: