sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Rumor do dia: Toyota ensaia regresso ao WRC?

Lá de quando em quando aparecem rumores sobre um eventual regresso da Toyota para o WRC. Esta quinta-feira, ao abrir a Autosport portugesa, ela fala sobre isso no sentido de que a marca japonesa - através da sua filial alemã - ter feito um motor de 1.6 litros que o expôs no Salão Automóvel de Frankfurt, que o colocou num Toyota Yaris e que inclui, imaginem só... tecnologia híbrida, que já utilizada pela marca japonesa no Mundial de Endurance, através do modelo Toyota TS030 Hybrid, que participa no Mundial de Resistência, o WEC.

O problema é saber se a FIA está disposta a colocar um híbrido no WRC, algo do qual esta ainda não se pronunciou. Não é que esteja contra isso, apenas é algo do qual ainda não foi pensado. Interessantemente, ao mesmo tempo que se mostrou esse motor, a marca colocou anúncios no sentido de contratar pelo menos um engenheiro de desenvolvimento com experiência ao nível do WRC.

Contudo, a publicação portuguesa fala que algumas fontes ligadas à marca dizem que isto não passa de uma tentativa por parte dos alemães de convencer a "casa-mãe" de investir nos Ralis, como fizeram tantas vezes nos anos 70, 80 e 90. E aparentemente, no país do Sol Nascente, eles não andam muito para aí virados. Não enquanto investirem na Endurance...

Entretanto, descobri esta imagem do Yaris em Spa-Francochamps. Está bem bonito...

Sem comentários: