sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Noticias: Julgamento de Bernie Ecclestone adiado

Os procuradores de Munique decidiram esta manhã adiar para o inicio do ano que vêm o julgamento de Bernie Ecclestone, o patrão da Formula 1, acusado de suborno a Gerhard Gribowsky para poder obter os direitos televisivos, em 2005. Segundo conta hoje o jornal britânico The Guardian, uma das razões pelo qual aconteceu este adiamento têm a ver com o aguardamento de mais respostas às acusações, prometidas pelos advogados de Ecclestone, bem como uma mudança no colectivo de juízes que estava previsto que iria acompanhar o caso.

Sendo assim, é altamente improvável que o julgamento comece ainda em 2013.

Bermie Ecclestone, que no mês que vêm completará 83 anos, está acusado de ter corrompido Gerhard Gribowsky, então executivo do banco alemão Bayern LB, em 2005, num valor aproximado de 35 milhões de euros, num acordo secreto para obter os direitos comerciais da Formula 1. Quando o Bayern LB entrou em processo de falência, as autoridades fiscais encontraram cerca de 35 milhões de euros numa conta austríaca pertencente a Gribowsky, o processo foi aberto e terminou em junho de 2012 com a condenação do banqueiro alemão a oito anos de prisão.

Ecclestone admitiu em tribunal esse pagamento, classificando-o primeiro como “um bocado estúpido”, mas depois disse em tribunal que lhe pagou para “o manter calado”. Essa admissão foi mais do que suficiente para os procuradores acharem que havia motivos para investigar e processar o empresário britânico.

Sem comentários: