domingo, 21 de dezembro de 2014

A foto do dia

Se estivesse vivo, Lorenzo Bandini estaria a comemorar o seu 79º aniversário natalício. A carreira de Bandini no automobilismo está ligado quase umbilicalmente à Scuderia, correndo quer na Formula 1, quer na Endurance, onde conquistou várias vitórias, a mais importante das quais nas 24 Horas de Le Mans, em 1963, ao lado de Ludovico Scarfiotti. Que é de onde foi tirada esta foto, pelo Bernard Cahier.

Apesar de ser um bom piloto, era constantemente batido dentro da hierarquia por John Surtees. Mas mesmo assim, não deixavam de ser bons amigos, mesmo com as tensões que havia na equipa por causa do engenheiro Amadeo Dragoni, que era fã de Bandini e fazia de tudo para prejudicar o inglês. A sua unica vitória em Formula 1 foi na Austria, em Zeltweg... mas não no Osterreichring. Na realidade, a corrida aconteceu na base aérea que servia a localidade, e o melhor foi o que conseguiu ser mais veloz naquele piso degradado.

Foi uma carreira curta, mas versátil. Fê-la quase toda ao serviço da Scuderia, e foi um dos maiores pilotos italianos do seu tempo. Não teve tempo para emular os feitos de Alberto Ascari, mas daquilo que fez foi mais do que suficiente para ser recordado, após estes aos todos. 

Sem comentários: