Nelson Piquet Jr. foi o grande vencedor na ronda de Moscovo da Formula E. O piloto da China Racing foi o melhor do que o seu maior rival, Lucas di Grassi, poderá ter resolvido o título antes da ronda dupla de Londres, no final do mês, pois abriu uma vantagem de doze pontos sobre o seu compatriota.
Numa luta a três pelo primeiro título da Formula E, a qualificação foi decidida surpreendentemente pelo francês Jean-Eric Vergne, que com o seu carro da Andretti, conseguiu fazer a terceira pole-position da temporada, ficando na frente de Nelson Piquet Jr, Lucas de Grassi e Sebastien Buemi. E curiosamente, eles tinham sido os felizes contemplados do "fan boost" para esta corrida.
Diante da Praça Vermelha, e com tempo encoberto, máquinas e pilotos preparavam-se para a penultima ronda da competição, e onde se iriam resolver a luta pelo título. Na partida, Piquet conseguiu passar Vergne e ficou com a liderança da corrida, com Di Grassi e Buemi logo atrás do francês da Andretti.
Nas voltas seguintes, começou a abrir-se uma diferença entre os quatro primeiros e o resto do pelotão, liderado pelo alemão Daniel Abt. Piquet Jr. afastou-se de forma veloz, chegando a ter três segundos de diferença no final da sétima volta. Enquanto que as coisas estabilizavam na frente, as atenções focavam-se na luta pelo décimo posto, com o veterano Jarno Trulli a aguentar os ataques de António Félix da Costa. Trulli chegou a fazer "corta-mato" por duas vezes na chicane, mas conseguiu aguentar o décimo posto dos ataques do português da Amlin Aguri.
Na volta 18 começaram as trocas de carros, com Bruno Senna a tocar no muro e perder a asa traseira. Isso não impediu as trocas de carros, com Di Grassi a sair na frente de Vergne, e Buemi a perder muito tempo nas boxes, ficando com o quarto lugar. E na luta pelo décimo posto... Trulli aguentava Félix da Costa.
Na liderança, Piquet Jr. continuava a ser o líder, com Di Grassi à distância. Ambos os pilotos estavam tranquilos, pois as lutas estavam a acontecer mais atrás. Depois de muita insistência, Félix da Costa conseguiu passar Trulli e ficou na zona dos pontos, e pouco depois, aproveitou a penalização de Jaime Alguersuari para ficar com o nono posto e tentar apanhar Nicolas Prost. Atrás, Bruno Senna também recebia uma penalização.
Na parte final, Di Grassi tentou se aproximar de Piquet Jr, mas a distância era controlável e assim ele acabou por vencer pela segunda vez na temporada, enquanto que atrás, houve confusão, com Vergne a perder o terceiro posto para Buemi e Heidfeld, enquanto que António Félix da Costa conseguiu passar Nicolas Prost para ser oitavo classificado, naquela que teria sido a sua última corrida do campeonato.
Na geral, Nelson Piquet Jr. tem 128 pontos, com Lucas di Grassi no segundo posto, com 116. Sebastien Buemi foi o terceiro na geral, com 111 pontos. Agora a Formula E vai a Londres para a ronda final da temporada, uma ronda dupla no último fim de semana de junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário