sexta-feira, 5 de junho de 2015

Conheçam a navegadora mais velha do mundo

A paixão pelo automobilismo não tem nem idade nem sexo. Nem tudo é Formula 1, mas os ralis de regularidade são bem interessantes, especialmente aqueles mais velhos e os de Clássicos, pois não só permitem ver carros bem raros e antigos - praticamente exemplares únicos - como também permite conhecer as histórias de pessoas que já em idade avançada se metem em aventuras automobilísticas.

E neste caso em particular, falamos de uma senhora de 97 anos, que se prepara para fazer um rali de duas semanas através do continente americano, de Halifax, na Nova Escócia canadiana, até São Francisco. A particularidade desta britânica são duas: ela vai navegar um Rolls-Royce, e o seu filho, atualmente com 73 anos de idade, é uma lenda do automobilismo.

Dorothy Caldwell é mãe de Alistair Caldwell, o diretor desportivo da McLaren nos anos 70 (campeão com Emerson Fittipaldi e James Hunt), e ambos vão fazer o Trans-America Challenge a bordo de um Rolls Royce Silver Cloud III de 1963, um carro que Caldwell costuma usar nos ralis que faz um pouco por todo o mundo. E o mais interessante é que Dorothy começou isto... em 2012, aos 93 anos. Desde então, já fez o Trans-America de 2012, mais um Rali de clássicos na Birmânia, sempre a bordo do Rolls-Royce.

O filho só têm a dizer bem dela: "Nunca tivemos qualquer desaguisado durante os ralis. É um esforço de equipa e trabalhamos muito bem juntos", afirmou. Quanto à mãe, ela admite que este poderá ser o seu último rali: 

"Sou agora a última da minha geração. Estou a começar a achar que é mais difícil. Preciso de óculos para a distância, e como agora eu estou no meio de mudança de casa, acho que talvez seja hora de aliviar um pouco." comentou. 

"Eu só viria se ele trouxesse o Rolls-Royce consigo. É mais confortável do que os carros desportivos que ele têm, e também tem ar condicionado", concluiu.

Contudo, o filho poderá estar a convencê-la a participar em mais um rali: "Alastair me diz que vai haver um na Nova Zelândia em breve, pode ser que volte para isso", acrescentou Dorothy, que já tem cinco netos e dez bisnetos.

Sem comentários: