sábado, 9 de janeiro de 2016

O homem do dia

O rali Dakar é um lugar diferente. Não é só o "rally raid" mais famoso do mundo, não é só um dos mais duros, onde uma queda pode significar o fim (e não falo só da corrida), mas onde pode acontecer as melhores manifestações de desportivismo. E foi o que aconteceu hoje, em terras bolivianas, quando o austriaco Matthias Walkner, que era o terceiro classificado da geral, caiu duro no chão da sua KTM e quebrou uma perna. E quem o assistiu durante mais de dez minutos até que chegasse o socorro? Nada mais, nada menos do que o líder da categoria, o português Paulo Gonçalves.

Não é a primeira vez que isto acontece neste Dakar. Há dois dias, falei-vos do que fez a espanhola Laia Sanz, quando assistiu um motard francês na zona de Jujuy, na Argentina, assistindo-o enquanto não chegava o socorro, para o poder evacuar para o hospital mais próximo.

Mas o mais fantástico deste dia é que apesar de todos os gestos, o piloto português mantêm - e alarga a sua liderança! Com o australiano Toby Price, o seu mais direto perseguidor, a perder tempo, e feito o devido desconto, o piloto português acabou por ser segundo na etapa, perdendo apenas para o francês Antoine Meo, e numa altura em que os da frente estão a sofrer muito. É que para além de Walkner, Joan Barreda Bort desistiu com o motor partido.

Amanhã é dia de descanso, em Salta, mas este Dakar já esta a ser marcado pela dureza. E por estes gestos. Independentemente disto acabe ou não com o lugar mais alto do pódio (que merece), este gesto que teve hoje já é o suficiente para ganhar todo o nosso respeito e admiração. Todo.

Sem comentários: