Mark Blundell comemora hoje o seu 50º aniversário natalicio. O piloto britânico teve uma carreira bem recheada quer na Formula 1, quer na Endurance, e depois na IndyCar. Foi ele que em 1990, com o Nissan, bateu o recorde da volta em Le Mans, usando o "boost"... por todo o circuito, para desespero dos responsáveis da marca. Dois anos depois, ao serviço da Peugeot, venceu as 24 Horas de Le Mans.
Depois foi para a Formula 1, com passagens pela Brabham, Ligier, Tyrrell e McLaren, onde conseguiu três pódios (foi o último a dar um pódio a Ken Tyrrell, no GP de Espanha de 1994), e depois rumou para os Estados Unidos, onde no meio de vitorias e acidentes, até conseguiu uma carreira bem digna.
A passagem pela McLaren, em 1995, foi modesta, mas na realidade, nem era para acontecer, pois o piloto tinha sido contratado para fazer de piloto de testes. A "temporada extra" aconteceu por causa de... Nigel Mansell. Obrigado pela Mercedes, que queria um campeão do mundo (depois de falhar a contratação de Michael Schumacher), Mansell... não cabia no carro, e o britânico foi chamado para substituir o seu compatriota nas corridas do Brasil e da Argentina. E até deram jeito, pois ele foi sexto em Interlagos.
Cedendo o lugar a Mansell, parecia que as coisas iriam ficar por ali, mas em pouco tempo, via-se que o "brutânico" estava fora de forma, para além do carro não ser muito competitivo. Após o GP de Espanha, Mansell despediu-se de vez da Formula 1 e Blundell ficou com o lugar, numa McLaren que não era grande coisa, passados os anos gloriosos de Ayrton Senna e Alain Prost.
No final, Blundell conseguiu mais doze pontos, mas nenhum pódio. Os seus melhores resultados foram dois quartos lugares em Monza e Adelaide, este último teve de o fazer sozinho após o acidente sofrido pelo seu companheiro de equipa, o finlandês Mika Hakkinen, nos treinos, onde ficou em risco de vida. Meses antes, em Silverstone (na foto em cima, tirado por Paul-Henri Cahier), andava a lutar com o Jordan de Rubens Barrichello pelo quinto posto quando ambos se tocaram na última volta. O brasileiro abandonou na hora, com a suspensão partida, enquanto que Blundell se arrastou até à meta com um furo, mas sem perder o lugar.
Ainda houve a chance de ficar em 1996, caso o finlandês não recuperasse, mas decidiu partir para os Estados Unidos, onde ao serviço da PacWest, venceu três corridas em 1997, sendo sexto classificado na geral, o seu melhor ano na CART.
Hoje em dia é comentador televisivo. Feliz Aniversário, Mark!
1 comentário:
Lembro-me da primeira vitória do inglês Mark Blundell na Fórmula Indy. Foi em Portland, em 1997, Blundell conseguindo ultrapassar Gil de Ferran na última volta e reta também e recebendo a bandeira quadriculada na frente do brasileiro por apenas meio carro.
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