Hoje, Carlos Reutemann cumpre o seu 75º aniversário, 35 anos depois da sua retirada da Formula 1. O piloto argentino foi o melhor depois de Juan Manuel Fangio, onde quase venceu o campeonato do mundo em 1981, mas Nelson Piquet não o deixou.
A imagem que coloco aqui é interessante, porque é da sua primeira corrida, há 45 anos, em Buenos Aires. Ali, a bordo de um BT34, Reutemann conseguiu o "impossivel", a pole-position, batendo Jackie Stewart e claro, dando uma alegria aos adeptos da casa. É muito raro pilotos conseguirem algo logo na sua primeira corrida. Aliás, só quatro conseguiram-no: Giusseppe Farina, em 1950, no GP da Grã-Bretanha (a primeira do mundial), Mário Andretti, no GP dos Estados Unidos de 1968 e Jacques Villeneuve, no GP da Austrália de 1997.
O feito foi interessante, porque era a primeira corrida de Bernie Ecclestone como o dono da Brabham, depois de adquirir a parte que pertencia a Ron Tauranac. Foi uma temporada dificil, e a pole de "Lole" foi o único ponto alto de uma equipa que ainda tinha Wilson Fittipaldi e o veterano Graham Hill.
Mas ele já tinha mostrado a sua velocidade antes, na Europa. Em 1970, tinha estado na Formula 2 e tinha feito grandes corridas, especialmente uma em Hockenheim, onde andou atrás de Jochen Rindt durante muito tempo, acabando a corrida no quarto posto. Ele andava num Brabham, e manteve-se na competição em 1971, sendo vice-campeão, atrás de Ronnie Peterson, mesmo já tendo idade de quase veterano (30 anos). E para melhorar as coisas, pouco depois do feito de Buenos Aires, conseguiu vencer o GP do Brasil, então uma prova de preparação para a corrida a sério, que iria acontecer no ano seguinte. Acabaria por vencer em 1977 e 1981, a famosa corrida onde mandou as ordens para o ar e ganhou a hostilidade da sua equipa.
Contudo, os eventos de há 45 anos, na sua Argentina natal, deram um segundo capitulo onde os "portenhos" acompanharam os feitos dos seus da mesma forma como acompanharam os de Fangio, quinze anos antes.
Assim sendo, Feliz Aniversário, "Lole"!
A imagem que coloco aqui é interessante, porque é da sua primeira corrida, há 45 anos, em Buenos Aires. Ali, a bordo de um BT34, Reutemann conseguiu o "impossivel", a pole-position, batendo Jackie Stewart e claro, dando uma alegria aos adeptos da casa. É muito raro pilotos conseguirem algo logo na sua primeira corrida. Aliás, só quatro conseguiram-no: Giusseppe Farina, em 1950, no GP da Grã-Bretanha (a primeira do mundial), Mário Andretti, no GP dos Estados Unidos de 1968 e Jacques Villeneuve, no GP da Austrália de 1997.
O feito foi interessante, porque era a primeira corrida de Bernie Ecclestone como o dono da Brabham, depois de adquirir a parte que pertencia a Ron Tauranac. Foi uma temporada dificil, e a pole de "Lole" foi o único ponto alto de uma equipa que ainda tinha Wilson Fittipaldi e o veterano Graham Hill.
Mas ele já tinha mostrado a sua velocidade antes, na Europa. Em 1970, tinha estado na Formula 2 e tinha feito grandes corridas, especialmente uma em Hockenheim, onde andou atrás de Jochen Rindt durante muito tempo, acabando a corrida no quarto posto. Ele andava num Brabham, e manteve-se na competição em 1971, sendo vice-campeão, atrás de Ronnie Peterson, mesmo já tendo idade de quase veterano (30 anos). E para melhorar as coisas, pouco depois do feito de Buenos Aires, conseguiu vencer o GP do Brasil, então uma prova de preparação para a corrida a sério, que iria acontecer no ano seguinte. Acabaria por vencer em 1977 e 1981, a famosa corrida onde mandou as ordens para o ar e ganhou a hostilidade da sua equipa.
Contudo, os eventos de há 45 anos, na sua Argentina natal, deram um segundo capitulo onde os "portenhos" acompanharam os feitos dos seus da mesma forma como acompanharam os de Fangio, quinze anos antes.
Assim sendo, Feliz Aniversário, "Lole"!
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