terça-feira, 6 de junho de 2017

Rumor do dia: Formula 1 de volta a Portugal?

A Motorsport.com avança esta tarde que existem contactos entre as autoridades locais e a FOM sobre a possibilidade do regresso de Portugal à Formula 1. O palco escolhido seria o Autódromo de Portimão, inaugurado em 2008, e embora as conversações estão "em fase preliminar", o estado português poderia estar disposto a providenciar fundos para sustentar o projeto.

Numa altura em que a economia está a crescer fortemente (2,8 por cento no primeiro trimestre deste ano) e está a atrair investimento estrangeiro, aliado com a ideia da Liberty Media de que precisam de ter mais corridas na Europa - a França voltará ao calendário em 2018 - a ideia de ter a Formula 1 no Algarve seria outra excelente fonte de atração de turistas para um lugar que, por si, já é altamente turistico. E desde que o Rali de Portugal se deslocou para o norte, em 2015, aquela zona de Portugal precisa de um chamariz para atrair ainda mais turistas.

Caso haja um regresso, nunca seria antes de 2019, já que o calendário de 2018 está praticamente definido, com 21 corridas.

A Formula 1 já esteve em Portugal em dois periodos de tempo. A primeira entre 1958 e 1960, entre os circuitos urbanos da Boavista, no Porto; e de Monsanto, em Lisboa, e a segunda fase, entre 1984 e 1996, no Autódromo do Estoril. Apesar de nunca ter havido Grandes Prémios no Algarve, já houve testes em 2009, num circuito que os pilotos consideraram "desafiante". 

E para além da Formula 1, já acolheu - e acolhe - corridas de GP2, A1GP, Superbikes, WTCC e este ano vai acolher a jornada de encerramento da European Le Mans Series.

1 comentário:

JOSÉ LUÍS CORREIA disse...

Gostava de ver o nosso país contemplado com o GP F1 novamente, só que envolve muitos milhões e não sei se lá chegaremos!
Abraços a todos os amantes dos desportos motorizados.