A coisa interessante do Red Bull Ring (que já se chamou Zeltweg e Osterreichring) é que a paisagem é magnifica e que o circuito é veloz. Mas como os carros estão hoje ainda mais velozes do que no passado, os tempos por volta andam perigosamente próximos dos sessenta segundos. Parecendo que não, as 71 voltas desta corrida iriam passar num instante.
Antes da corrida, surgiu a possibilidade de chuva durante a corrida, e isso teve consequências na escolha dos pneus. Com eles a aguentarem cada vez mais voltas, decidiram que eles iriam ficar o mais tempo possivel na pista, esperando que o tempo fizesse mais uma das suas e pudessem aproveitar. Pelo menos, era isso que eles tinham na mente.
No momento da largada, esta começou com... uma dúvida. Valtteri Bottas parece que tinha queimado, e ganhou vantagem sobre Sebastian Vettel. Atrás, Daniil Kvyat tentou ser mais otimista e causou uma colisão entre Fernando Alonso e Max Verstappen. O russo prosseguiu, atrasado, no fundo da tabela, e após algum tempo, foi penalizado pelo incidente, enquanto que os outros dois pilotos acabaram por ali a sua prova.
E pobre holandês: quinto abandono em sete corridas. Desta vez, ele foi um mero espectador.
Hamilton começou a fazer uma corrida de recuperação com pneus supermacios (os laranjas), para ver se pode ficar na pista o mais tempo possível. Ele começou a passar os Force India e depois o Haas de Romain Grosjesan, para ser quinto na volta 14, altura em que o primeiro dos pilotos trocou de pneus: Nico Hulkenberg, no seu Renault. Contudo, o inglês começou a queixar-se de bolhas nos seus pneus, apesar de estar a apanhar Kimi Raikkonen.
Melhores eram os Williams, que tinham metido moles (os amarelos) e começaram a subir posições. Já estavam nos pontos por essa altura, com o brasileiro na frente de Stroll, ambos em nono e décimo.
Pouco depois, a FIA vinha com a sentença sobre a partida de Bottas. E foi... no limite. É que a FIA tem uma tolerância de 0,2 segundos sobre se o piloto faz ou não uma falsa partida, e o finlandês fez a sua em meros... 0,201 segundos. Portanto, por duas milésimas, o piloto numero 77 não pegou penalização. Por um milésimo se ganha, por um milésimo se perde... ou se preferirem, as aparências iludem.
Na volta 31, por alturas do abandono de Kevin Magnussen (que estava a assediar Lance Stroll), Hamilton foi às boxes para trocar de pneus, ficando com os ultramoles (os pneus violeta). O inglês manteve o quinto posto, e três voltas depois, parava Daniel Ricciardo, que caia para o quarto posto, na frente de Hamilton. Na volta seguinte, foi a vez de Vettel, que colocou supermoles e caiu para terceiro, na frente de Ricciardo. As coisas pareciam voltado à modorra, mas quando viram o pneu traseiro direito de Hamilton a ficar com desgaste prematuro, todos ficaram em alerta.
Bottas parou na volta 42, com uma liderança confortável, mas a troca de pneus - para os "vermelhos" - não correu muito bem e saiu das boxes com Vettel na sua traseira. Raikkonen estava na frente, mas na volta 44, Bottas passou-o. O seu compatriota decidiu ir logo a seguir às boxes, trocando para supermoles... depois de ter aguentado 44 voltas com os ultramoles!
Na volta 46, ao mesmo tempo que Stoffel Vandoorne era penalizado por ignorar as bandeiras azuis, Carlos Sainz Jr acabaria por desistir devido a problemas com a sua unidade de potência, sendo o quarto abandono da corrida. Na frente, Bottas estava confortável na frente, com Vettel logo atrás, mas sem conseguir apanhar. Na volta 48, Massa pára por fim na boxe e trocou para os ultramacios.
A partir daqui, parecia ser uma procissão do que outra coisa. Esperava-se que o tempo poderia fazer alguma coisa, mas no final, não choveu. E os pilotos pareciam que não conseguiriam aproximar-se uns dos outros. Contudo, nas últimas cinco voltas, as coisas mudaram. Os pneus começavam a degradar-se e Hamilton e Vettel começaram a atacar os pilotos que estavam na sua frente. As aproximações foram de tal forma que Hamilton tentou passar a duas voltas do fim, sem efeito.
No final, todos ficaram colados, mas ninguém passou. Bottas foi o vencedor, a dois carros de Vettel, e um pouco atrás, Ricciardo ficou com o lugar mais baixo do pódio, na frente de Hamilton. Raikkonen foi o quinto, na frente de Grosjean - melhor posição da temporada para a Haas - Os Force India e os Williams, com Massa na frente de Stroll, que pontuava pela terceira vez consecutiva.
Com a Formula 1 a alcançar a metade do campeonato, Vettel alargou um pouco mais a sua vantagem no campeonato para vinte pontos, mas Valtteri Bottas começou a aproximar-se de Lewis Hamilton, pois com esta vitória, ficou a meros 15 pontos do inglês, e isso faz com que isto vire uma luta a três, algo do qual poderá atrair todos os que na semana que vêm, acorrerão a Silverstone...
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